Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | PROFEPT/IFAL | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CARVALHO, ERMANS QUINTELA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CAVALCANTI, RICARDO JORGE DE SOUSA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-10T17:58:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-10T17:58:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia para acesso ao minicurso “Inclusão, cultura surda e noções de libras no Ifal | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/647041 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Produto Educacional (PE) resulta da pesquisa “A promoção da acessibilidade na Educação Profissional e Tecnológica: reflexões sobre cultura surda e Libras por meio da oferta de um minicurso a estudantes do Ensino Médio Integrado”, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal de Alagoas, na linha de pesquisa “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica” e em seu macroprojeto “Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na EPT”, sob orientação do prof. Dr. Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti. Dada a escassez de materiais de Libras direcionados aos discentes do Ifal que foi constatada pelos professores de Libras e pelo Coordenador do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do Campus Maceió do Ifal, a pesquisa e o presente Produto Educacional foram desenvolvidos visando a colaborar com o ensino-aprendizagem da Libras no Ifal. O presente Guia é um material educacional construído com a função de auxiliar e orientar o acesso ao minicurso ofertado no AVA Google Classroom (Google Sala de Aula), de maneira a ser utilizado como suporte na trajetória de aprendizagem dos discentes do Ifal. O PE se materializou na criação do minicurso bilíngue (em Língua Portuguesa e em Libras), intitulado “Inclusão, Cultura Surda e Noções de Libras no Ifal”, com a finalidade de promover a aprendizagem acerca da cultura surda e noções de Libras a discentes do Ifal e o intuito de auxiliar o processo de inclusão dos alunos surdos no Ifal e na sociedade, de um modo geral. Nesse minicurso, são contempladas discussões sobre processos histórico-legais da inclusão do surdo no Brasil, as especificidades linguísticas, culturais e identitárias da comunidade surda, bem como o ensino básico de Libras, considerando o trabalho como princípio educativo, no contexto investigativo de formação com vistas ao mundo do trabalho. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 7,9 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Libras. Inclusão. Educação Profissional e Tecnológica. Ensino. Produto Educacional. | pt_BR |
Título: dc.title | Guia para acesso ao minicurso “Inclusão, cultura surda e noções de libras no Ifal” | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - PROFEPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional - Ermans - Completo.pdf | 7,76 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/647041/2/Produto Educacional - Ermans - Completo.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons