Guia para acesso ao minicurso “Inclusão, cultura surda e noções de libras no Ifal”

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPROFEPT/IFALpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCARVALHO, ERMANS QUINTELA-
Autor(es): dc.contributor.authorCAVALCANTI, RICARDO JORGE DE SOUSA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-10T17:58:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-10T17:58:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-10-
identificador: dc.identifier.otherGuia para acesso ao minicurso “Inclusão, cultura surda e noções de libras no Ifalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/647041-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto Educacional (PE) resulta da pesquisa “A promoção da acessibilidade na Educação Profissional e Tecnológica: reflexões sobre cultura surda e Libras por meio da oferta de um minicurso a estudantes do Ensino Médio Integrado”, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal de Alagoas, na linha de pesquisa “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica” e em seu macroprojeto “Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na EPT”, sob orientação do prof. Dr. Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti. Dada a escassez de materiais de Libras direcionados aos discentes do Ifal que foi constatada pelos professores de Libras e pelo Coordenador do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do Campus Maceió do Ifal, a pesquisa e o presente Produto Educacional foram desenvolvidos visando a colaborar com o ensino-aprendizagem da Libras no Ifal. O presente Guia é um material educacional construído com a função de auxiliar e orientar o acesso ao minicurso ofertado no AVA Google Classroom (Google Sala de Aula), de maneira a ser utilizado como suporte na trajetória de aprendizagem dos discentes do Ifal. O PE se materializou na criação do minicurso bilíngue (em Língua Portuguesa e em Libras), intitulado “Inclusão, Cultura Surda e Noções de Libras no Ifal”, com a finalidade de promover a aprendizagem acerca da cultura surda e noções de Libras a discentes do Ifal e o intuito de auxiliar o processo de inclusão dos alunos surdos no Ifal e na sociedade, de um modo geral. Nesse minicurso, são contempladas discussões sobre processos histórico-legais da inclusão do surdo no Brasil, as especificidades linguísticas, culturais e identitárias da comunidade surda, bem como o ensino básico de Libras, considerando o trabalho como princípio educativo, no contexto investigativo de formação com vistas ao mundo do trabalho.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7,9pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectLibras. Inclusão. Educação Profissional e Tecnológica. Ensino. Produto Educacional.pt_BR
Título: dc.titleGuia para acesso ao minicurso “Inclusão, cultura surda e noções de libras no Ifal”pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - PROFEPTpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons