YOUTUBE PARA O ENSINO DE HISTÓRIA: TUTORIAL PARA A SELEÇÃO E UTILIZAÇÃO DE AUDIOVISUAIS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Santa Maria - UFSMpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDomingos dos Reis Helfer, Arioli-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-04T18:16:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-04T18:16:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-16-
identificador: dc.identifier.otherDissertação Arioli Domingos dos Reis Helferpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/646459-
Resumo: dc.description.abstractFrente as discussões sobre os avanços da internet como ferramenta de educação, mais precisamente a influência dos produtores de conteúdo histórico na rede mundial de computadores, o objetivo dessa pesquisa é reconhecer o YouTube como recurso didático para o ensino de história. Por meio da aplicação de um questionário aos professores da rede básica de ensino, verifiquei a opinião dos professores quanto ao uso do YouTube como recurso didático e os seus entendimentos sobre formação continuada. Os professores participantes do estudo aprovam o uso de vídeos da plataforma pela facilidade de acesso, atratividade e pelo auxílio na aprendizagem e manifestaram interesse em aprender a utilizar tal recurso em sala de aula. Referente a formação continuada, os professores a consideram como um momento de troca de experiências, capacitação, reavaliação do seu conhecimento, atualização e soma. Ainda, enfatizam a necessidade de o momento ser dinâmico, ministrado por pessoas capacitadas, com experiência em sala de aula e que deem relevância aos processos de ensino e aprendizagem. O uso de vídeos produzidos para a internet no ensino escolar, foi orientado pelas perspectivas da história pública, com a criação de critérios para a seleção de vídeos da plataforma YouTube comprometidos com a divulgação científica. As reflexões das práticas da história pública orientaram na busca pela aproximação de conteúdos produzidos para divulgação informal com o ambiente escolar formal, em favorecimento do trabalho docente. Com base nos resultados da pesquisa, apresento uma proposta de formação continuada focada em qualificar os critérios na busca e seleção de vídeos do YouTube para uso nas aulas de história dos professores da educação básica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5,12 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória Públicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectVídeos de internetpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectYouTubept_BR
Título: dc.titleYOUTUBE PARA O ENSINO DE HISTÓRIA: TUTORIAL PARA A SELEÇÃO E UTILIZAÇÃO DE AUDIOVISUAISpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineElaboração de Defesa de Mestrado/Dissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons