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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Santa Maria - UFSM | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Domingos dos Reis Helfer, Arioli | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-04T18:16:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-04T18:16:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-16 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação Arioli Domingos dos Reis Helfer | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/646459 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Frente as discussões sobre os avanços da internet como ferramenta de educação, mais precisamente a influência dos produtores de conteúdo histórico na rede mundial de computadores, o objetivo dessa pesquisa é reconhecer o YouTube como recurso didático para o ensino de história. Por meio da aplicação de um questionário aos professores da rede básica de ensino, verifiquei a opinião dos professores quanto ao uso do YouTube como recurso didático e os seus entendimentos sobre formação continuada. Os professores participantes do estudo aprovam o uso de vídeos da plataforma pela facilidade de acesso, atratividade e pelo auxílio na aprendizagem e manifestaram interesse em aprender a utilizar tal recurso em sala de aula. Referente a formação continuada, os professores a consideram como um momento de troca de experiências, capacitação, reavaliação do seu conhecimento, atualização e soma. Ainda, enfatizam a necessidade de o momento ser dinâmico, ministrado por pessoas capacitadas, com experiência em sala de aula e que deem relevância aos processos de ensino e aprendizagem. O uso de vídeos produzidos para a internet no ensino escolar, foi orientado pelas perspectivas da história pública, com a criação de critérios para a seleção de vídeos da plataforma YouTube comprometidos com a divulgação científica. As reflexões das práticas da história pública orientaram na busca pela aproximação de conteúdos produzidos para divulgação informal com o ambiente escolar formal, em favorecimento do trabalho docente. Com base nos resultados da pesquisa, apresento uma proposta de formação continuada focada em qualificar os critérios na busca e seleção de vídeos do YouTube para uso nas aulas de história dos professores da educação básica. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5,12 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História Pública | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Vídeos de internet | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | YouTube | pt_BR |
Título: dc.title | YOUTUBE PARA O ENSINO DE HISTÓRIA: TUTORIAL PARA A SELEÇÃO E UTILIZAÇÃO DE AUDIOVISUAIS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Elaboração de Defesa de Mestrado/Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
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Dissertação Arioli Domingos dos Reis Helfer.pdf | 5,25 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/646459/2/Dissertação Arioli Domingos dos Reis Helfer.pdfDownload |
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