
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | MENDES, Edivan | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | BENTO, Jetro Ialen Moreira | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | PEREIRA, José Henrique | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | ALVES, Fábio José da Costa | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | FIALHO, Roberto Paulo Bibas | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Eliza Souza da | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Ana Kely Martins da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-27T19:02:09Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-27T19:02:09Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-27 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Modelagem Matemática e Ambientes Virtuais - Modelando no SketchUp | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/645215 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | ISBN: 978-65-00-38835-0 O ensino de matemática tem passado por muitas transformações, movidas pelo desejo de melhorar a aprendizagem dos alunos em relação a essa disciplina. Não são poucas as pesquisas e estudos realizados a fim de encontrar meios que favoreçam o ensino de matemática. Conforme Almeida (2018, p.9) as discussões em torno do ensino de matemática, realizadas no século XIX, fez surgir a Educação Matemática, interligada com a filosofia, a matemática, a psicologia, a sociologia, dentre outros campos científicos. Desde então, a Educação Matemática tem procurado aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem de matemática. Nesse contexto, surgem as Tendências em Educação Matemática: Modelagem Matemática, Etnomatemática, Resolução de Problemas, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Jogos e Materiais Manipulativos e História da Matemática. As Tendências em Educação Matemática, ampliaram o leque de opções de metodologias para o ensino de matemática, possibilitando aos professores diversas formas de desenvolver o ensino em sala de aula. Dentre essas Tendências, destacamos neste trabalho a Modelagem Matemática, que surge com o objetivo de aproximar situações reais e o cotidiano, da sala de aula. No entanto para que seja possível o uso da Modelagem Matemática em sala de aula, é preciso que o professor saiba o que é Modelagem Matemática, como se dar a sua aplicação e desenvolvimento em sala de aula, além de, entender os aspectos relacionados a essa metodologia de ensino. Tendo em vista, apresentar aos professores de Matemática uma proposta de ensino com uso da Modelagem. Produzimos um trabalho que faz uso do SketchUp, software que possibilita a criação de ambientes e objetos em 3D, muito utilizado na engenharia e arquitetura para criação de maquetes virtuais. Por meio deste software, propomos a construção de um modelo de sala de aula para 35 alunos de uma escola do Ensino Fundamental, seguindo as normas de regulamentadoras e que possua acessibilidade para um aluno cadeirante. O objetivo desta proposta é explorar a Modelagem na construção da sala de aula, relacionando a quantidade de alunos com as dimensões da sala, além de estudar os elementos da geometria presentes na construção. Assim, este trabalho traz uma alternativa de ensino que faz uso da Modelagem Matemática. Para facilitar o entendimento dos professores sobre Modelagem Matemática apresentamos as concepções de alguns autores e os aspectos relacionados a essa Tendência em Educação Matemática, abordamos um pouco sobre o histórico do surgimento da Modelagem, destacamos os precursores da Modelagem no ensino no Brasil, os ciclos ou etapas da Modelagem Matemática e apresentamos uma proposta de ensino de por meio da Modelagem no SketchUp. Assim esperamos que este trabalho contribua para os professores introduzirem e utilizarem a Modelagem Matemática em sala de aula, além de possibilitar uma visão mais ampla dos benefícios que essa metodologia de ensino possui. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 724 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Modelagem Matemática | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Software SkatchUp | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Geometria Plana e Espacial | pt_BR |
| Título: dc.title | Modelagem Matemática e Ambientes Virtuais: Modelando no SketchUp | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em ensino de matemática | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Eq_04 - Edivan - Jetro - José Henrique.pdf | 723.07 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/645215/1/Eq_04 - Edivan - Jetro - José Henrique.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: