MATERIAIS DIDÁTICOS E TAREFAS DE FORMAÇÃO SOBRE FRAÇÕES

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Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO-
Autor(es): dc.contributor.authorRISSO, Fabiola Barcelos-
Autor(es): dc.contributor.authorCÔCO, Dilza-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Sandra Aparecida Fraga da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-19T11:04:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-19T11:04:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-07-26-
identificador: dc.identifier.otherMPCM_PRODUTO EDUCACUONAL_E-BOOK_EDUCIMAT_2018-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644977-
Resumo: dc.description.abstractPor meio de um experimento formativo em forma de curso de extensão, ofertado pelo Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (Ifes), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) e o Grupo de Pesquisa em Práticas Pedagógicas em Matemática (GRUPEM) foi possibilitado a professores de anos iniciais do Ensino Fundamental momentos de estudos coletivos sobre conhecimentos de frações e seus diferentes significados. Deste espaço de formação continuada, emergiu uma coletânea de livros denominada Formação de professores dos anos iniciais sobre frações na perspectiva Histórico-Cultural. Essa coleção é composta por três volumes. O material aqui apresentado corresponde ao volume 3 dessa coleção e, tem como proposta discutir as contribuições de materiais didáticos, enquanto instrumentos mediadores para o ensino de frações. Estudos como os de Costa (2016) e Schimitt (2016) apontam para as contribuições do uso de materiais didáticos no ensino dos conteúdos matemáticos. Indicam também a importância de se ter mais espaços de formação de professores para discussão sobre as potencialidades dos materiais como instrumentos de mediação no processo ensino e aprendizagem. Em suas pesquisas os autores apontam que muitos professores não fazem uso de alguns materiais didáticos, por não conhecerem os instrumentos, ou não saberem em quais conteúdos eles podem ser mais bem utilizados. A partir desses e outros indícios observados no estudo bibliográfico realizado, surgiu nossa pesquisa de mestrado, sobre o uso de materiais didáticos em espaço de formação de professores, mais informações ver em Risso (2018). Este livro tem como base teórica os fundamentos da Teoria Histórico-Cultural, Teoria da Atividade e Teoria da Atividade Orientadora de Ensino. Foi desenvolvido com o objetivo de contribuir para o fortalecimento da área de Ensino de Matemática e auxiliar professores de anos iniciais na definição de materiais didáticos para o ensino de frações.-
Tamanho: dc.format.extent1,02 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Palavras-chave: dc.subjectMateriais Didáticos. Formação de Professores. Frações-
Título: dc.titleMATERIAIS DIDÁTICOS E TAREFAS DE FORMAÇÃO SOBRE FRAÇÕES-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineCURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA-
Aparece nas coleções:Ensino