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Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MARTINATTO, REGINALDO DA SILVA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-14T17:02:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-14T17:02:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/72677 | - |
identificador: dc.identifier.other | R - D - REGINALDO DA SILVA MARTINATTO.pdf (1007.Kb) | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644885 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Neste trabalho, procuramos desenvolver uma prática de ensino e aprendizagem de filosofia no Ensino Médio que levasse os estudantes a olharem de forma crítica para o seu cotidiano. Como parte dessa prática, os estudantes deveriam realizar uma investigação sobre sua realidade cotidiana, baseada nos conteúdos filosóficos apresentados em sala de aula, e produzir um relato escrito sobre sua investigação. A metodologia de pesquisa baseou-se na seguinte hipótese central: as investigações do cotidiano realizadas pelos estudantes podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem de filosofia. O fundamento teórico utilizado para embasar essa hipótese foi a pedagogia da autonomia de Paulo Freire, que valoriza as experiências cotidianas dos estudantes como uma forma de promover sua autonomia enquanto sujeitos de conhecimento e ação, e a ética de Hans Jonas, que trata da responsabilidade que temos para garantir a existência das gerações futuras. Constatou-se que o método proposto é não apenas um meio eficaz de trabalho com filosofia no Ensino Médio, mas também um instrumento efetivo de promoção do protagonismo do estudante, uma vez que o conduz a uma perspectiva autônoma na aplicação dos conhecimentos filosóficos adquiridos. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Cotidiano | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Investigação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Responsabilidade | pt_BR |
Título: dc.title | A investigação do cotidiano como recurso pedagógico no ensino de filosofia | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROF-Filo |
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