A investigação do cotidiano como recurso pedagógico no ensino de filosofia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMARTINATTO, REGINALDO DA SILVA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-14T17:02:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-14T17:02:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/72677-
identificador: dc.identifier.otherR - D - REGINALDO DA SILVA MARTINATTO.pdf (1007.Kb)pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644885-
Resumo: dc.description.abstractNeste trabalho, procuramos desenvolver uma prática de ensino e aprendizagem de filosofia no Ensino Médio que levasse os estudantes a olharem de forma crítica para o seu cotidiano. Como parte dessa prática, os estudantes deveriam realizar uma investigação sobre sua realidade cotidiana, baseada nos conteúdos filosóficos apresentados em sala de aula, e produzir um relato escrito sobre sua investigação. A metodologia de pesquisa baseou-se na seguinte hipótese central: as investigações do cotidiano realizadas pelos estudantes podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem de filosofia. O fundamento teórico utilizado para embasar essa hipótese foi a pedagogia da autonomia de Paulo Freire, que valoriza as experiências cotidianas dos estudantes como uma forma de promover sua autonomia enquanto sujeitos de conhecimento e ação, e a ética de Hans Jonas, que trata da responsabilidade que temos para garantir a existência das gerações futuras. Constatou-se que o método proposto é não apenas um meio eficaz de trabalho com filosofia no Ensino Médio, mas também um instrumento efetivo de promoção do protagonismo do estudante, uma vez que o conduz a uma perspectiva autônoma na aplicação dos conhecimentos filosóficos adquiridos.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCotidianopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInvestigaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFilosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectResponsabilidadept_BR
Título: dc.titleA investigação do cotidiano como recurso pedagógico no ensino de filosofiapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons