Construindo práticas de Ensino de Filosofia: as mídias digitais e a formação integral do jovem do Ensino Médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorIACHITZKI, MIGUEL-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-13T16:20:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-13T16:20:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherUNESPAR-Miguel-Iachitzki-Turma-2019-2021pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644841-
Resumo: dc.description.abstractEste presente trabalho de pesquisa divide-se em duas partes principais. A primeira apresenta uma breve análise de alguns escritos dos filósofos Gilles Lipovetsky (2004a) e de Byung-Chul Han (2018), sobre as influências das tecnologias de comunicação e informação de massa na formação cultural, pois ambos os autores desenvolvem análises em suas publicações sobre a sociedade contemporânea. Realidade social que se desvela como resultado de uma economia globalizada neoliberal, que carrega como características básica: produtividade, consumo, instantaneidade e excessos de informação, condição, sobre a qual, não se pode ignorar a eficaz influência das mídias no comportamento das pessoas. A partir da análise e compreensão destas filosofias, busca-se desenvolver algumas reflexões sobre as influências que os jovens podem estar sofrendo deste meio social e compreender os desafios que a escola tem enquanto instituição formadora dos novos indivíduos. A segunda parte busca apresentar uma proposta de ensino de filosofia tendo em vista uma educação para as mídias digitais. Proposta que atende as normativas metodológicas da modalidade do Ensino Médio Integral que ocorre na Escola de Educação Básica Almirante Barroso. Para tanto, apresentar-se-ão aqui os princípios e as metodologias desta modalidade de ensino, e, após uma explanação com fundamentos teóricos e metodológicos de um plano de ensino de filosofia. Esta organização e aplicação do plano de aula segundo as metodologias integradoras tem a intencionalidade de dar unidade e sentidos aos conteúdos estudados na devida disciplina ao aprofundar uma reflexão interligada com os problemas concretos da vida dos jovens contemporâneos, assim contribuindo para a essencialidade do ensino de filosofia no currículo do Ensino Médio.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCultura digitalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Integralpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Filosofiapt_BR
Título: dc.titleConstruindo práticas de Ensino de Filosofia: as mídias digitais e a formação integral do jovem do Ensino Médiopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons