Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Paraná | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | IACHITZKI, MIGUEL | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-13T16:20:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-13T16:20:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | UNESPAR-Miguel-Iachitzki-Turma-2019-2021 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644841 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este presente trabalho de pesquisa divide-se em duas partes principais. A primeira apresenta uma breve análise de alguns escritos dos filósofos Gilles Lipovetsky (2004a) e de Byung-Chul Han (2018), sobre as influências das tecnologias de comunicação e informação de massa na formação cultural, pois ambos os autores desenvolvem análises em suas publicações sobre a sociedade contemporânea. Realidade social que se desvela como resultado de uma economia globalizada neoliberal, que carrega como características básica: produtividade, consumo, instantaneidade e excessos de informação, condição, sobre a qual, não se pode ignorar a eficaz influência das mídias no comportamento das pessoas. A partir da análise e compreensão destas filosofias, busca-se desenvolver algumas reflexões sobre as influências que os jovens podem estar sofrendo deste meio social e compreender os desafios que a escola tem enquanto instituição formadora dos novos indivíduos. A segunda parte busca apresentar uma proposta de ensino de filosofia tendo em vista uma educação para as mídias digitais. Proposta que atende as normativas metodológicas da modalidade do Ensino Médio Integral que ocorre na Escola de Educação Básica Almirante Barroso. Para tanto, apresentar-se-ão aqui os princípios e as metodologias desta modalidade de ensino, e, após uma explanação com fundamentos teóricos e metodológicos de um plano de ensino de filosofia. Esta organização e aplicação do plano de aula segundo as metodologias integradoras tem a intencionalidade de dar unidade e sentidos aos conteúdos estudados na devida disciplina ao aprofundar uma reflexão interligada com os problemas concretos da vida dos jovens contemporâneos, assim contribuindo para a essencialidade do ensino de filosofia no currículo do Ensino Médio. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura digital | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Integral | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Filosofia | pt_BR |
Título: dc.title | Construindo práticas de Ensino de Filosofia: as mídias digitais e a formação integral do jovem do Ensino Médio | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
UNESPAR-Miguel-Iachitzki-Turma-2019-2021.pdf | 3,09 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644841/2/UNESPAR-Miguel-Iachitzki-Turma-2019-2021.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons