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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, JOSE WANDREGESILIO DOS SANTOS | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-13T16:05:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-13T16:05:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFC-Wandregesílio-Turma-2019-2021 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644838 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Apesar de algumas reformulações nas últimas décadas do processo ensino-aprendizagem na educação do nível médio, ainda há o preconceito de se ter a concepção de que o professor, e principalmente o aluno, desse nível de ensino não é um pesquisador. No entanto, a nossa prática enquanto docente da disciplina de Filosofia no nível médio nos permite afirmar que não podemos prescindir da atividade de pesquisa principalmente em se tratando do ensino de Filosofia posto que essa disciplina nos leva necessariamente para o caminho da pesquisa e do esclarecimento, e isso ocorre quer seja no bacharelado, quer seja na licenciatura, pois há uma tendência a se considerar que somente o professor e/ou aluno do bacharelado, no nosso caso, do Curso de Filosofia, é que são pesquisadores. Tomando essas considerações temos como objetivo central da nossa dissertação apresentar o desenvolvimento de uma atividade de pesquisa, que consideramos educativa e emancipadora, como requisito essencial no processo ensino-aprendizagem nas aulas de Filosofia no nível médio, a fim de compreendermos se tal atividade realmente pode contribuir com a formação esclarecedora, crítica e emancipadora dos estudantes no ensino médio. Trata-se de uma pesquisa realizada numa escola pública estadual que partiu da necessidade de propormos uma atividade de pesquisa para estudantes da disciplina de Filosofia no nível médio. Utilizamos o método dialético numa abordagem qualitativa baseados num grupo focal por meio de uma pesquisa de observação participante. Para esse intento formamos um grupo de trabalho de dez alunos, no contraturno, com o título Grupo de Estudos Emancipar a fim de verificar junto a esses estudantes se a pesquisa pode aguçar a curiosidade e o gosto pela Filosofia e se a mesma contribui para o esclarecimento, formação e emancipação dos alunos. Esse grupo de estudos foi formado por alunos de diversas turmas da disciplina de Filosofia no nível médio, durante 1 ano, por meio do qual desenvolvemos as atividades de pesquisa tomando o pensamento de Adorno a partir da sua obra Educação e Emancipação. As reuniões aconteceram no contraturno das aulas, a partir dessa obra, onde eram discutidas as problemáticas que giravam em torno das questões de esclarecimento, autonomia e emancipação. Para arrematar a nossa pesquisa, ao final das atividades do grupo fizemos a aplicação de um questionário com os membros do grupo de estudos sobre a pesquisa desenvolvida para sabermos se as atividades de pesquisa do grupo contribuíram para a sua aprendizagem e para a sua formação esclarecedora, crítica e emancipadora. Os resultados obtidos nos demonstraram que o grupo trouxe grandes contribuições para as aulas de Filosofia posto que os alunos que deles participaram trouxeram para a sala de aula discussões bastante interessantes, esclarecedoras e aguçadoras para o debate e a aprendizagem dos alunos da turma. Em nossas considerações finais, pudemos constatar que o grupo focal atingiu para além do nosso objetivo proposto uma vez que despertou alguns alunos até mesmo para cursar a Filosofia no nível superior. Além do mais, demonstraram o interesse (alunos e direção da escola onde atuamos) para que continuássemos com as atividades de pesquisa educativas e emancipadoras expressas no Grupo de Estudos Emancipar, trabalhando novos temas e o pensamento de outros filósofos. Acreditamos que tais considerações demonstram um grande nível de contribuição das atividades de pesquisa educativas e emancipadoras para o ensino de Filosofia no nível médio do nosso país. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Atividades de Pesquisa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Esclarecimento | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Emancipação | pt_BR |
Título: dc.title | AS CONTRIBUIÇÕES DAS ATIVIDADES DE PESQUISA EDUCATIVAS E EMANCIPADORAS NAS AULAS DE FILOSOFIA DO ENSINO MÉDIO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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UFC-Wandregesílio-Turma-2019-2021.pdf | 1,76 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644838/2/UFC-Wandregesílio-Turma-2019-2021.pdfDownload |
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