Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do ABC | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, JOILSON LUIZ DE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-13T15:56:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-13T15:56:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFABC-JoilsonOliveira-Turma-2019-2021 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644837 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Essa pesquisa consiste na possibilidade de buscar um possível estreitamento na relação entre teoria e prática na dimensão da docência em filosofia. Considerando que o programa de Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO) garante esse caminho aberto a pesquisas dessa natureza, segue-se em direções à própria experiência vivenciada no contexto no qual professor e pesquisador encontram-se, na expectativa de compor um trabalho que concilie aspectos teóricos com a dimensão prática. No intuito de seguir nesse horizonte essa proposta apresenta a intenção de aproximar poesia e filosofia, a partir da docência no Ensino Médio constituindo minhas experiências de professor-pesquisador. Compõe uma reflexão sobre a relação entre poesia e filosofia no contexto do ensino, procura analisar alguns livros didáticos de filosofia no que tange à presença da poesia enquanto recurso utilizado na elaboração desses materiais, bem como apresenta duas propostas de elaboração de material didático próprio, estabelecendo uma parceria entre poesia e filosofia. Desse modo, pretende-se criar condições favoráveis para que o ensino de filosofia possa contar com o auxílio da poesia enquanto experiência que estimule o filosofar, na concretização de um espaço aberto à imaginação e à criatividade dentro dessa tentativa de favorecer a reflexão sobre o exercício filosófico para construir um caminho ao ensino nas tramas tecidas nas experiências com a poesia no contexto da docência. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Poesia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Material didático | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | reflexão | pt_BR |
Título: dc.title | FILOSOFIA E POESIA: TRAMAS TECIDAS NA EXPERIÊNCIA DOCENTE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
UFABC-JoilsonOliveira-Turma-2019-2021.pdf | 4,72 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644837/2/UFABC-JoilsonOliveira-Turma-2019-2021.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons