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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Montes Claros | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, GÉDSON PABLO MENDES | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-13T12:46:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-13T12:46:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | UNIMONTES-GedsonSantos-Turma2018-2020 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644826 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Pensar o problema do ensino de Filosofia no ensino médio sempre será uma tarefa árdua e necessária daqueles que buscam criar possibilidades de ensino para além dos métodos que promovem o engessamento do pensamento e o empobrecimento da experiência filosófica. Friedrich Nietzsche, Gilles Deleuze, Félix Guattari, Jacques Rancière e Sílvio Gallo, para citar alguns, buscaram problematizar e criar linhas de fuga e resistência à filosofia da reprodução do conhecimento e à educação maior. A fim de seguir a linha de pensamento destes filósofos, este presente trabalho tem como objetivo criar um método-didático que possibilite aos alunos vivenciar uma experiência filosófica de pensamento tanto por meio da arte, conforme está expressa na filosofia de Nietzsche em O nascimento da tragédia (1992), quanto por meio da filosofia de Gilles Deleuze e Félix Guattari, em O que é a filosofia? (1992) e Diferença e Repetição (2006). Com estes filósofos e Jacques Rancière (2002), se estabelece à crítica ao ensino de Filosofia que se caracteriza por duas vertentes predominantes: O ensino baseado na transmissão e reprodução do conhecimento e o ensino baseado em discussões, bate-papos e debates por meio de temas filosóficos. Estas formas de ensino configuram as metodologias que promovem a “reprodução do mesmo”, o “embrutecimento” e o “empobrecimento” da vida dos alunos. Tais propostas de ensino partem da ideia de que o professor é o “mestre explicador” e o aluno é um sujeito passivo que será preenchido com o conhecimento reproduzido pelo mestre. Esta prática, como vimos em Deleuze (2006), tem como base estrutural as imagens dogmáticas do pensamento que estabelecem os métodos e os conteúdos que são tidos como verdadeiros. Esta crítica foi fundamental para que o projeto de intervenção: Laboratórios de Arte e Filosofia: uma experiência de pensamento no ensino médio torna-se uma alternativa para desenvolver no ensino médio uma experiência e uma vivência com a arte e a filosofia a partir dos conceitos: acontecimentos problemáticos, plano de imanência, experienciação e “pedagogia do conceito”. Estes conceitos formulados por Deleuze e Guattari (1992) possibilita pensar em uma prática de ensino enquanto o “lugar” propício para a experiência com o filosofar e com a criação de conceitos. Este lugar da experienciação singular com os acontecimentos problemáticos é o plano de imanência onde, por meio dos 4 passos didáticos: Sensibilização, Problematização, Investigação e Conceituação – desenvolvidos por Sílvio Gallo (2012) foi desenvolvido os Laboratórios de Arte e Filosofia na Escola Estadual Santos Dumont na cidade de Pai Pedro – Minas Gerais. O projeto realizado entre os meses de setembro e novembro de 2019 com 25 alunos do terceiro ano do ensino médio tem como objetivo principal utilizar da arte para provocar nos alunos a tessitura do filosofar e a criação e recriação de conceitos. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | estética-existencial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | filosofia e arte | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | plano de imanência | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | acontecimento problemático | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | criação de conceito | pt_BR |
Título: dc.title | NIETZSCHE: DOS IMPULSOS ARTÍSTICOS À TESSITURA DO FILOSOFAR | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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UNIMONTES-GedsonSantos-Turma2018-2020.pdf | 1,31 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644826/2/UNIMONTES-GedsonSantos-Turma2018-2020.pdfDownload |
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