NIETZSCHE: DOS IMPULSOS ARTÍSTICOS À TESSITURA DO FILOSOFAR

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Montes Clarospt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS, GÉDSON PABLO MENDES-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-13T12:46:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-13T12:46:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherUNIMONTES-GedsonSantos-Turma2018-2020pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644826-
Resumo: dc.description.abstractPensar o problema do ensino de Filosofia no ensino médio sempre será uma tarefa árdua e necessária daqueles que buscam criar possibilidades de ensino para além dos métodos que promovem o engessamento do pensamento e o empobrecimento da experiência filosófica. Friedrich Nietzsche, Gilles Deleuze, Félix Guattari, Jacques Rancière e Sílvio Gallo, para citar alguns, buscaram problematizar e criar linhas de fuga e resistência à filosofia da reprodução do conhecimento e à educação maior. A fim de seguir a linha de pensamento destes filósofos, este presente trabalho tem como objetivo criar um método-didático que possibilite aos alunos vivenciar uma experiência filosófica de pensamento tanto por meio da arte, conforme está expressa na filosofia de Nietzsche em O nascimento da tragédia (1992), quanto por meio da filosofia de Gilles Deleuze e Félix Guattari, em O que é a filosofia? (1992) e Diferença e Repetição (2006). Com estes filósofos e Jacques Rancière (2002), se estabelece à crítica ao ensino de Filosofia que se caracteriza por duas vertentes predominantes: O ensino baseado na transmissão e reprodução do conhecimento e o ensino baseado em discussões, bate-papos e debates por meio de temas filosóficos. Estas formas de ensino configuram as metodologias que promovem a “reprodução do mesmo”, o “embrutecimento” e o “empobrecimento” da vida dos alunos. Tais propostas de ensino partem da ideia de que o professor é o “mestre explicador” e o aluno é um sujeito passivo que será preenchido com o conhecimento reproduzido pelo mestre. Esta prática, como vimos em Deleuze (2006), tem como base estrutural as imagens dogmáticas do pensamento que estabelecem os métodos e os conteúdos que são tidos como verdadeiros. Esta crítica foi fundamental para que o projeto de intervenção: Laboratórios de Arte e Filosofia: uma experiência de pensamento no ensino médio torna-se uma alternativa para desenvolver no ensino médio uma experiência e uma vivência com a arte e a filosofia a partir dos conceitos: acontecimentos problemáticos, plano de imanência, experienciação e “pedagogia do conceito”. Estes conceitos formulados por Deleuze e Guattari (1992) possibilita pensar em uma prática de ensino enquanto o “lugar” propício para a experiência com o filosofar e com a criação de conceitos. Este lugar da experienciação singular com os acontecimentos problemáticos é o plano de imanência onde, por meio dos 4 passos didáticos: Sensibilização, Problematização, Investigação e Conceituação – desenvolvidos por Sílvio Gallo (2012) foi desenvolvido os Laboratórios de Arte e Filosofia na Escola Estadual Santos Dumont na cidade de Pai Pedro – Minas Gerais. O projeto realizado entre os meses de setembro e novembro de 2019 com 25 alunos do terceiro ano do ensino médio tem como objetivo principal utilizar da arte para provocar nos alunos a tessitura do filosofar e a criação e recriação de conceitos.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectensino de filosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectestética-existencialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectfilosofia e artept_BR
Palavras-chave: dc.subjectplano de imanênciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectacontecimento problemáticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectcriação de conceitopt_BR
Título: dc.titleNIETZSCHE: DOS IMPULSOS ARTÍSTICOS À TESSITURA DO FILOSOFARpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
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