O ENSINO DE FILOSOFIA VOLTADO PARA A AUTONOMIA E VALORIZAÇÃO DAS POTENCIALIDADES DOS EDUCANDOS

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Montes Clarospt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorALMEIDA, FERNANDO SOARES DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-13T12:41:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-13T12:41:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherUNIMONTES-FernandoAlmeida-Turma2017-2019pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644825-
Resumo: dc.description.abstractA história da filosofia garante identidade ao seu ensino, propondo um pensamento ativo e vivo, cujos conceitos e elaborações dos pensadores continuam a oferecer um terreno fértil para nutrir um diálogo produtivo com o hoje da história. O ensino filosófico, pautado pelo eixo histórico, tem sido na maioria das vezes, compreendido de maneira preconceituosa, como se o uso da tradição levasse a uma educação bancária e enciclopédica. A reflexão do ensino de filosofia no nível médio é de suma importância para organizar as ideias e desenvolver uma postura crítica e autônoma do educando diante do seu estar no mundo. Nesse contexto, o objetivo do trabalho é defender uma posição contrária, a de muitos livros didáticos, em torno da tese kantiana, que muitos afirmam se tratar da impossibilidade de ensinar filosofia; uma vez, que só é possível, ensinar a filosofar. Esta mentalidade gerou uma série de incompreensões em torno do ensino de filosofia gerando uma dicotomia entre ensinar filosofia e ensinar a filosofar. Fundamentou-se a linha de raciocínio, em Kant e Rousseau, teóricos que trabalham com o ensino de filosofia, valorizando a história da filosofia, para que seu ensino se efetive. Seguindo esse viés, nasce um questionamento: é possível ensinar filosofia abrindo mão da história da filosofia? A inserção do educando na tradição é importante, para que o ensino não se perca do seu rico passado, ajudando-lhe a pensar de forma sistemática, os dias e os problemas atuais. A história da filosofia não é um mero apêndice, nem um adorno, mas algo estrutural e imprescindível, sem a qual não existe ensino de filosofia.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de filosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAutonomiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória da filosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFilosofarpt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DE FILOSOFIA VOLTADO PARA A AUTONOMIA E VALORIZAÇÃO DAS POTENCIALIDADES DOS EDUCANDOSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
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