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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Montes Claros | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ALMEIDA, FERNANDO SOARES DE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-13T12:41:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-13T12:41:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | UNIMONTES-FernandoAlmeida-Turma2017-2019 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644825 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A história da filosofia garante identidade ao seu ensino, propondo um pensamento ativo e vivo, cujos conceitos e elaborações dos pensadores continuam a oferecer um terreno fértil para nutrir um diálogo produtivo com o hoje da história. O ensino filosófico, pautado pelo eixo histórico, tem sido na maioria das vezes, compreendido de maneira preconceituosa, como se o uso da tradição levasse a uma educação bancária e enciclopédica. A reflexão do ensino de filosofia no nível médio é de suma importância para organizar as ideias e desenvolver uma postura crítica e autônoma do educando diante do seu estar no mundo. Nesse contexto, o objetivo do trabalho é defender uma posição contrária, a de muitos livros didáticos, em torno da tese kantiana, que muitos afirmam se tratar da impossibilidade de ensinar filosofia; uma vez, que só é possível, ensinar a filosofar. Esta mentalidade gerou uma série de incompreensões em torno do ensino de filosofia gerando uma dicotomia entre ensinar filosofia e ensinar a filosofar. Fundamentou-se a linha de raciocínio, em Kant e Rousseau, teóricos que trabalham com o ensino de filosofia, valorizando a história da filosofia, para que seu ensino se efetive. Seguindo esse viés, nasce um questionamento: é possível ensinar filosofia abrindo mão da história da filosofia? A inserção do educando na tradição é importante, para que o ensino não se perca do seu rico passado, ajudando-lhe a pensar de forma sistemática, os dias e os problemas atuais. A história da filosofia não é um mero apêndice, nem um adorno, mas algo estrutural e imprescindível, sem a qual não existe ensino de filosofia. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Autonomia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História da filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofar | pt_BR |
Título: dc.title | O ENSINO DE FILOSOFIA VOLTADO PARA A AUTONOMIA E VALORIZAÇÃO DAS POTENCIALIDADES DOS EDUCANDOS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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UNIMONTES-FernandoAlmeida-Turma2017-2019.pdf | 2.29 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644825/2/UNIMONTES-FernandoAlmeida-Turma2017-2019.pdfDownload |
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