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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Montes Claros | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CÉLIO, ANEURISVAN BARBOSA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-13T12:31:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-13T12:31:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | UNIMONTES-AneurisvanFilho-Turma2017-2019 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644822 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho objetiva pensar o “distanciamento” que ocorre da disciplina de filosofia com os estudantes, tendo como hipótese a influência da pedagogia em vigor que contribui para esse distanciar. No primeiro capítulo, é descrita a metodologia desenvolvida em sala de aula, a“oficina de conceitos”, que procura unir teoria e prática como dimensões da atividade filosófica.A metodologia foi norteada em parte por textos que serão aprofundados no segundo capítulo desta dissertação,e serviram para o efetivar o encontro crítico dos estudantes com os problemas levantados em sala de aula e os conceitos dos filósofos escolhidos. Assim, no segundo capítulo são utilizados três movimentos ou denúncias, provocadas respectivamente pelos filósofos Friedrich Nietzsche, Jacques Rancière e Paulo Freire, que partirão do desprezo comum dos estudantes com a filosofia, acompanhada da incapacidade pedagógica de dar conta do ensino e da aprendizagem. Finaliza-se este capítulo com a crítica ao método pedagógico por excelência, a explicação. Com esses três movimentos filosóficos, busca-se pensar o distanciamento dos estudantes com a filosofia no âmbito da prática de ensino em sala de aula, tendo-se em conta que todos esses filósofos citados foram professores e possuem entre si distanciamentos e aproximações de perspectiva. Por fim, no terceiro capítulo é apresentada uma alternativa para que as aulas de filosofia tenham a possibilidade de sair das formas de controle impostas pelos mecanismos burocráticos, estatais e pedagógicos tradicionais apontados no capítulo anterior. Assim, a pedagogia do conceito propõe uma “educação menor” para a disciplina de filosofia, longe da transmissão de saberes, pois ela coloca o aprendiz no caminho ativo da criação própria da filosofia, uma vez que ao criar e pensar através de conceitos, o estudante trilha, por assim dizer, com suas próprias pernas. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino enciclopédico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sociedade pedagogizada | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação bancária | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia do conceito. | pt_BR |
Título: dc.title | A AULA DE FILOSOFIA COMO DISTANCIAMENTO DA INSTRUÇÃO PEDAGÓGICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROF-Filo |
Arquivos associados: | ||||
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UNIMONTES-AneurisvanFilho-Turma2017-2019.pdf | 640,03 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644822/2/UNIMONTES-AneurisvanFilho-Turma2017-2019.pdfDownload |
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