A AULA DE FILOSOFIA COMO DISTANCIAMENTO DA INSTRUÇÃO PEDAGÓGICA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Montes Clarospt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCÉLIO, ANEURISVAN BARBOSA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-13T12:31:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-13T12:31:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherUNIMONTES-AneurisvanFilho-Turma2017-2019pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644822-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho objetiva pensar o “distanciamento” que ocorre da disciplina de filosofia com os estudantes, tendo como hipótese a influência da pedagogia em vigor que contribui para esse distanciar. No primeiro capítulo, é descrita a metodologia desenvolvida em sala de aula, a“oficina de conceitos”, que procura unir teoria e prática como dimensões da atividade filosófica.A metodologia foi norteada em parte por textos que serão aprofundados no segundo capítulo desta dissertação,e serviram para o efetivar o encontro crítico dos estudantes com os problemas levantados em sala de aula e os conceitos dos filósofos escolhidos. Assim, no segundo capítulo são utilizados três movimentos ou denúncias, provocadas respectivamente pelos filósofos Friedrich Nietzsche, Jacques Rancière e Paulo Freire, que partirão do desprezo comum dos estudantes com a filosofia, acompanhada da incapacidade pedagógica de dar conta do ensino e da aprendizagem. Finaliza-se este capítulo com a crítica ao método pedagógico por excelência, a explicação. Com esses três movimentos filosóficos, busca-se pensar o distanciamento dos estudantes com a filosofia no âmbito da prática de ensino em sala de aula, tendo-se em conta que todos esses filósofos citados foram professores e possuem entre si distanciamentos e aproximações de perspectiva. Por fim, no terceiro capítulo é apresentada uma alternativa para que as aulas de filosofia tenham a possibilidade de sair das formas de controle impostas pelos mecanismos burocráticos, estatais e pedagógicos tradicionais apontados no capítulo anterior. Assim, a pedagogia do conceito propõe uma “educação menor” para a disciplina de filosofia, longe da transmissão de saberes, pois ela coloca o aprendiz no caminho ativo da criação própria da filosofia, uma vez que ao criar e pensar através de conceitos, o estudante trilha, por assim dizer, com suas próprias pernas.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino enciclopédicopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSociedade pedagogizadapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação bancáriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia do conceito.pt_BR
Título: dc.titleA AULA DE FILOSOFIA COMO DISTANCIAMENTO DA INSTRUÇÃO PEDAGÓGICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
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