EDUCAÇÃO E BIOPOLITICA EM MICHEL FOUCAULT

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Montes Clarospt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSOARES, ALIANE SILVA ALVES-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-13T12:29:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-13T12:29:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherUNIMONTES-AlianeSoares-Turma2017-2019pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644821-
Resumo: dc.description.abstractEssa dissertação tem o intuito de analisar e refletir segundo o pensamento do filósofo Michel Foucault, a manifestação do poder dentro da instituição escolar, tendo como base a Escola Estadual Professor Ribeiro situada na cidade de Montes Claros. Partindo das análises do poder disciplinar tratada por Foucault, foi traçado as formas de manifestação de tal poder dentro das instituições. Na análise Foucaultiana é possível perceber que o poder disciplinar se faz presente dentro das instituições as quais são necessárias manter o controle do corpo individual, adestrando-o, docilizando-o, moldando-o. Essas instituições são: as fábricas, o exército, as escolas, etc. De acordo com a concepção de Foucault, esses locais onde se faz necessário os exercícios das disciplinas, como as escolas são chamadas de instituições de sequestro, pois através de um controle dentro de um espaço e tempo são capazes de padronizar pensamentos, moldar condutas e comportamentos. Essas análises nos direcionam à uma outra forma de manifestação desse poder dentro das escolas, manifestação essa que não é do tipo disciplinar em seu sentido negativo, pois os poderes presentes dentro dessa instituição, seja em sua forma macro ou micro vem ganhando novas formas de manifestação ou atuação, pois não se trata mais de uma disciplina que conduz, cria e forja o corpo individual dentro da sua tecnologia. Aqui não se trata de uma negação do poder disciplinar dentro das escolas e sim de uma nova forma de atuação que recai sobre a comunidade escolar como um todo, sendo necessária para tornar o ensino aprendizagem possível e útil aos educandos. Depois de analisar as possibilidades de manifestação do poder disciplinar nas escolas, foi inserido dentro desse contexto os mecanismos biopolíticos integrados aos parâmetros neoliberais que de certa forma se fazem presentes nas escolas. A educação escolarizada passa então a ser analisada a partir do modelo de governamentalidade moldada e conduzida pelo neoliberalismo. No entanto, há autonomia de pensamento e isso faz com que nem sempre o corpo discente se deixe guiar por esse poder neoliberal traçado por uma governamentalidade. Para o desenvolvimento da dissertação foram feitos dois experimentos em momentos distintos. O primeiro voltado para os docentes dando ênfase as reflexões em torno da manifestação disciplinar dentro da instituição de ensino base da pesquisa. E no segundo momento, voltado para os discentes, objetivando reflexões sobre as tecnologias biopolíticas e neoliberais presentes na escola.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjecteducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectpoder disciplinarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectbiopolíticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectneoliberalismopt_BR
Título: dc.titleEDUCAÇÃO E BIOPOLITICA EM MICHEL FOUCAULTpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
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