PEDAGOGIA DO CONCEITO E PEDAGOGIA DA PERCEPÇÃO: FILOSOFIA E CINEMA NA PRÁTICA DE ENSINO DE FILOSOFIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Montes Clarospt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, ADHEMAR SANTOS DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-13T12:26:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-13T12:26:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherUNIMONTES-AdhemarOliveira-Turma2017-2019pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644820-
Resumo: dc.description.abstractO filósofo Gilles Deleuze (1925-1995) nunca escreveu sobre a educação. Entretanto, seu pensamento se apresenta ligado e trilhado acerca das questões sobre educação e o ensino de filosofia. O livro O que é a Filosofia? (1997), escrito em conjunto com o também pensador Félix Guattari (1930-1992), pode ser considerado uma obra “pedagógica” de ensino em filosofia. Nele, Deleuze e Guattari destacam que a filosofia é uma disciplina rigorosa por ter a função de criar conceitos. Para que a filosofia possa criar conceitos, segundo Deleuze e Guattari, ela precisa de intercessores; uma vez que estes seriam essenciais para que a filosofia pudesse pensar e criar conceitos. Os filósofos propuseram que a filosofia fizesse encontros com o não-filosófico. Para Deleuze e Guattari “o não-filosófico está talvez mais no coração da filosofia que a própria filosofia, e significa que a filosofia não pode contentar-se em ser compreendida somente de maneira filosófica ou conceitual” (DELEUZE, GUATTARI, 1997, 57). Com base no pensamento deleuze-guatteriano, o cinema torna-se um dos grandes intercessores do pensamento filosófico. Deleuze, na obra Cinema II: A imagem-tempo (2007) propõe que a filosofia não pense o cinema, mas que a filosofia pense com o cinema. Deleuze entende que o cinema, assim como a filosofia, seria um grande criador de conceitos, pois proporciona a tradução dos conceitos em termos audiovisuais, por meio da criação de novas percepções. Seguindo o pensamento de Deleuze e Guattari, a filosofia cria “conceitos” e o cinema cria “percepções”. Criar novos conceitos e novas percepções é a função da filosofia e do cinema. Trabalhar a filosofia e o cinema na escola é ir além de qualquer metodologia de ensino e de controle. Segundo Silvio Gallo, (2012) o ensino de filosofia não se enquadra em uma didática geral de ensino-aprendizagem, ela não pode ser enquadrada como uma questão pedagógica, porque há algo de específico na filosofia. E do ensino de filosofia ser uma força de resistência dentro de uma política que vai de encontro com o livre ato de pensamento. E é contra esses inimigos do pensamento que Deleuze pensa a filosofia como uma “pedagogia do conceito” e o cinema como “pedagogia da percepção”. A pesquisa foi levada a desenvolver um projeto de intervenção em uma escola pública do município de Montes Claros – Minas Gerais. O projeto foi realizado entre agosto e novembro de 2018, com 11 estudantes do ensino médio, tendo com foco de análise o projeto Filo-Cine. O objetivo central foi inserir a linguagem cinematográfica e alguns filmes de gêneros diferentes nas aulas de filosofia e analisar a praticidade dos conceitos norteadores desta pesquisa.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectensino de filosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectfilosofia e cinemapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectpedagogia do conceitopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectpedagogia da percepçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectencontropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectresistênciapt_BR
Título: dc.titlePEDAGOGIA DO CONCEITO E PEDAGOGIA DA PERCEPÇÃO: FILOSOFIA E CINEMA NA PRÁTICA DE ENSINO DE FILOSOFIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons