Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio Grande do Norte | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MEDEIROS, JOILDO DUTRA DE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-13T15:47:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-13T15:47:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | UERN-JoildoDutra-Turma-2019-2021 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644815 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação está focada na hipótese de que é preciso repensar a aprendizagem de filosofia, na Escola Estadual Daniel Carneiro, Ensino Fundamental e Médio, no município de Riacho dos Cavalos/PB. Para tanto, explorará o conceito de “exercícios emancipatórios” a partir da análise dos temas: “exercícios espirituais” em Pierre Hadot (2014), seus desdobramentos na Hermenêutica do Sujeito de Michel Foucault (2006), a filosofia como uma “experiência de pensamento” em Walter Kohan (2003; 2009; 2011; 2012) e “igualdade e emancipação” em O Mestre Ignorante: Cinco lições sobre a emancipação intelectual de Jacques Rancière (2002), com dedicação especial a essa última obra. A metodologia adotada é dúplice. Por um lado, recorre à pesquisa bibliográfica com análise das obras principais e secundárias e, por outro, à tipologia qualitativa com metodologia pesquisa-ação. Temos como objetivo geral da pesquisa aplicar e analisar a execução do Projeto Filosofia no Ensino Médio: “Exercícios Emancipatórios” para uma Aprendizagem da Filosofia a partir de O Mestre Ignorante de Jacques Rancière (2002) com até dez (10) estudantes da 2ª série A (matutino), do ano letivo de 2020, da Escola Estadual Daniel Carneiro, em Riacho dos Cavalos-PB. Os objetivos específicos são: dialogar com até dez (10) estudantes da 2ª série A (matutino) sobre a base conceitual do projeto: “exercício de pensamento”, “igualdade e emancipação”, “exercícios emancipatórios” e “experiência de pensamento”; propor às/aos estudantes uma ação educativo-filosófica baseada nos “exercícios emancipatórios” com ênfase na “experiência de pensamento”; analisar conjuntamente a ação educativo-filosófica. Procuramos, a todo instante, uma articulação e entrelaçamento entre os objetivos geral e específicos da pesquisa, a discussão teórico-filosófica e a ação educativo-filosófica. A nossa questão de pesquisa será a seguinte: a filosofia pode oferecer contributos possíveis para um fazer educativo que possa vir a ser um caminho aberto para pensar a si mesmas/os e a própria realidade, como deve ser no ensino médio? Espera-se, portanto, que o ensino e a aprendizagem da filosofia com ênfase nos “exercícios emancipatórios” coloquem em questão a relação entre a filosofia, a escola e a vida da/do estudante. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Exercícios Emancipatórios | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Emancipação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | pt_BR |
Título: dc.title | FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: “EXERCÍCIOS EMANCIPATÓRIOS” PARA UMA APRENDIZAGEM DA FILOSOFIA A PARTIR DE O MESTRE IGNORANTE DE JACQUES RANCIÈRE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
UERN-JoildoDutra-Turma-2019-2021.pdf | 1,65 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644815/2/UERN-JoildoDutra-Turma-2019-2021.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons