FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: “EXERCÍCIOS EMANCIPATÓRIOS” PARA UMA APRENDIZAGEM DA FILOSOFIA A PARTIR DE O MESTRE IGNORANTE DE JACQUES RANCIÈRE

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio Grande do Nortept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMEDEIROS, JOILDO DUTRA DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-13T15:47:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-13T15:47:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherUERN-JoildoDutra-Turma-2019-2021pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644815-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação está focada na hipótese de que é preciso repensar a aprendizagem de filosofia, na Escola Estadual Daniel Carneiro, Ensino Fundamental e Médio, no município de Riacho dos Cavalos/PB. Para tanto, explorará o conceito de “exercícios emancipatórios” a partir da análise dos temas: “exercícios espirituais” em Pierre Hadot (2014), seus desdobramentos na Hermenêutica do Sujeito de Michel Foucault (2006), a filosofia como uma “experiência de pensamento” em Walter Kohan (2003; 2009; 2011; 2012) e “igualdade e emancipação” em O Mestre Ignorante: Cinco lições sobre a emancipação intelectual de Jacques Rancière (2002), com dedicação especial a essa última obra. A metodologia adotada é dúplice. Por um lado, recorre à pesquisa bibliográfica com análise das obras principais e secundárias e, por outro, à tipologia qualitativa com metodologia pesquisa-ação. Temos como objetivo geral da pesquisa aplicar e analisar a execução do Projeto Filosofia no Ensino Médio: “Exercícios Emancipatórios” para uma Aprendizagem da Filosofia a partir de O Mestre Ignorante de Jacques Rancière (2002) com até dez (10) estudantes da 2ª série A (matutino), do ano letivo de 2020, da Escola Estadual Daniel Carneiro, em Riacho dos Cavalos-PB. Os objetivos específicos são: dialogar com até dez (10) estudantes da 2ª série A (matutino) sobre a base conceitual do projeto: “exercício de pensamento”, “igualdade e emancipação”, “exercícios emancipatórios” e “experiência de pensamento”; propor às/aos estudantes uma ação educativo-filosófica baseada nos “exercícios emancipatórios” com ênfase na “experiência de pensamento”; analisar conjuntamente a ação educativo-filosófica. Procuramos, a todo instante, uma articulação e entrelaçamento entre os objetivos geral e específicos da pesquisa, a discussão teórico-filosófica e a ação educativo-filosófica. A nossa questão de pesquisa será a seguinte: a filosofia pode oferecer contributos possíveis para um fazer educativo que possa vir a ser um caminho aberto para pensar a si mesmas/os e a própria realidade, como deve ser no ensino médio? Espera-se, portanto, que o ensino e a aprendizagem da filosofia com ênfase nos “exercícios emancipatórios” coloquem em questão a relação entre a filosofia, a escola e a vida da/do estudante.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectExercícios Emancipatóriospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEmancipaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFilosofiapt_BR
Título: dc.titleFILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: “EXERCÍCIOS EMANCIPATÓRIOS” PARA UMA APRENDIZAGEM DA FILOSOFIA A PARTIR DE O MESTRE IGNORANTE DE JACQUES RANCIÈREpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
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