O PROCESSO DO METHODOS DIALÓGICO SOCRÁTICO COMO MEIO PARA O ATO DO FILOSOFAR: experiência e prática a partir da disciplina de Filosofia no Ensino Médio no Colégio Universitário de Caicó

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio Grande do Nortept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSOARES, FRANCISCO ALBERTO PIMENTEL-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-13T15:44:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-13T15:44:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherUERN-FranciscoPimentel-Turma-2019-2021pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644814-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho, com o título: O Processo do Methodos Dialógico Socrático como meio para o ato do filosofar: experiência e prática a partir da disciplina de filosofia no ensino médio no Colégio Universitário de Caicó - CUCA, descreve como Sócrates construiu sua filosofia tencionando conduzir seus opositores a reconhecerem seus limites quanto ao conhecimento que esses diziam saber, observando o uso da protréptica e os elénkos (ironia e maiêutica) no ato do filosofar, trilhando o processo dialógico para proporcionar a experiência filosófica na dinâmica das relações existentes na busca pelo saber. A base teórica científica da pesquisa é o diálogo do Mênon, para analisar a dialética socrática, considerando o processo dialógico como parte da prática da filosofia quanto ao parir novos saberes do objeto em estudo. Este processo dialógico atende as exigências que o ato do filosofar impõe na dinâmica das aulas de filosofia na relação professor-filósofo/aluno, promovendo experiências filosóficas autênticas, no exercício reflexivo para se chegar ao conhecimento do ainda não conhecido do objeto dialógico. Para comprovar estas deduções, foram utilizados métodos teórico/prático com ações interventivas, que aconteceram no Colégio Universitário de Caicó – CUCA, com discente da terceira série “A” do ensino médio. A metodologia do estudo de caso, com ênfase qualitativa, buscou descobrir, na prática da intervenção com os participantes selecionados, se o processo do methodos dialógico socrático pode ser aplicado nas aulas da disciplina de filosofia do ensino médio nos dias atuais. Mesmo percebendo alguns limites causados pela dinâmica da existência contemporânea, que demarca o tempo entre Sócrates e atualidade, o processo dialógico mantem-se essenccial na transmissão da filosofia, na busca por novos saberes e, para isso, observa-se que o processo do methodos dialógico socrático é relevante por contribuir de forma significativa na prática das aulas de filosofia, considerando a relação professor-filósofo/aluno, por proporcionar o parir novas ideias, saberes e conhecimentos, causando uma ampliação na educação dos discentes, ou seja, é preciso dialogar para que se tenha aquisição de outros saberes do objeto em estudo.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSócratespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProcesso Dialógicopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAto do Filosofarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectExperiência filosóficapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfessor-filósofo/alunopt_BR
Título: dc.titleO PROCESSO DO METHODOS DIALÓGICO SOCRÁTICO COMO MEIO PARA O ATO DO FILOSOFAR: experiência e prática a partir da disciplina de Filosofia no Ensino Médio no Colégio Universitário de Caicópt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
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