CARTOGRAFIA DA PRÁTICA DOS PROFESSORES DE FILOSOFIA DO ENSINO MÉDIO: os processos de territorialização/ desterritorialização/ reterritorialização e a criação conceitual

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Piauípt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, MÔNICA SAMPAIO DA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-13T13:24:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-13T13:24:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherUFPI-MonicaSampaioDaSilva-Turma2018-2020pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644810-
Resumo: dc.description.abstractA dissertação intitulada Cartografia da prática dos professores de filosofia do ensino médio: os processos de territorialização/desterritorialização/reterritorialização e a criação conceitual objetiva problematizar como os professores de filosofia do Ensino Médio de algumas escolas da zona urbana da cidade de União-PI criam conceitos a partir dos processos de territorialização, desterritorialização e reterritorialização. A pesquisa teve o objetivo de cartografar a prática dos professores de filosofia a partir dos processos da geofilosofia, de territorializar, desterritorializar e reterritorializar na criação conceitual, de acordo com a perspectiva filosófica de Gilles Deleuze. O percurso metodológico adotado é a cartografia, entendida como procedimento de acompanhamento de processos ocorridos num território existencial em que a realidade é tomada como multiplicidade, considerada como procedimento aberto, flexível e coerente com a perspectiva filosófica adotada nesta pesquisa. A partir da problemática apontada nesta pesquisa, pretende-se, com base nas narrativas dos docentes, compreender como eles traçam seu plano de imanência, como se desterritorializam para outros territórios fora da filosofia, enquanto professores nômades em busca de elementos não-filosóficos, trazendo-os para seu território e, assim, fazem das suas aulas momentos de inspiração, de criação conceitual. Como fundamentação teórica, recorre-se ao aporte teórico de Gilles Deleuze e seus principais comentadores, tais como Machado (1990) e Gallo (2012).pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTerritorializaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDesterritorializaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectReterritorializaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCriação Conceitualpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médiopt_BR
Título: dc.titleCARTOGRAFIA DA PRÁTICA DOS PROFESSORES DE FILOSOFIA DO ENSINO MÉDIO: os processos de territorialização/ desterritorialização/ reterritorialização e a criação conceitualpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
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