A ESCOLA DE MASSA E O ETERNO RETORNO DO MESMO NO ENSINO DE FILOSOFIA NO BRASIL

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Montes Clarospt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAMORIM, WANDERLEY JOSÉ CARDOSO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-13T12:59:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-13T12:59:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherUNIMONTES-WanderleyAmorim-Turma2017-2019pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644809-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação tem o intuito refletir sobre a história do ensino de filosofia no Brasil e o atual ensino de filosofia no contexto de uma escola de massa, tendo como base a Escola Estadual Doutor Odilon Loures, na cidade de Bocaiúva – MG, e os alunos matriculados nas turmas do 3 o ano 1 e 2 do Ensino Médio da referida escola. Para a reflexão, propôs-se aos alunos encontros semanais para se refletir sobre a história da educação no Brasil e como esta, em uma escola de massa, consegue reproduzir as mesmas desigualdades históricas. Para esse intento, foram utilizados recursos didáticos literários e audiovisuais, como o conto Pai contra mãe, de Machado de Assis (1906), para tratar das relações sociais pautadas pela desigualdade no período escravista; o filme Quanto vale ou é por quilo? (2005), do diretor Sérgio Bianchi, para a análise filosófica das relações estabelecidas na sociedade atual como mantenedora das desigualdades históricas do tempo da escravidão, mas com uma roupagem diferente; por fim, o filme Que horas ela volta? (2015), que representa uma possibilidade de resistência e ruptura através do pensamento crítico e da educação. Assim, este trabalho, no processo de intervenção, procura aplicar na prática docente dois conceitos criados pelo professor Sílvio Gallo (2012) e desenvolvidos em seu livro Metodologia do ensino de filosofia: uma didática para o ensino médio, a saber, o conceito de uma educação menor em detrimento de uma educação maior gerida pelas políticas públicas. Esta pesquisa busca mostrar que o ensino de filosofia pode pensar os problemas históricos brasileiros através de reflexões produzidas no âmbito nacional, sendo elas literárias ou cinematográficas, e que mudanças significativas podem ocorrer no âmbito menor da sala de aula e na relação estabelecida entre professor e aluno.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de filosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Maiorpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação menorpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectResistênciapt_BR
Título: dc.titleA ESCOLA DE MASSA E O ETERNO RETORNO DO MESMO NO ENSINO DE FILOSOFIA NO BRASILpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
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