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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Montes Claros | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | AMORIM, WANDERLEY JOSÉ CARDOSO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-13T12:59:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-13T12:59:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | UNIMONTES-WanderleyAmorim-Turma2017-2019 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644809 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação tem o intuito refletir sobre a história do ensino de filosofia no Brasil e o atual ensino de filosofia no contexto de uma escola de massa, tendo como base a Escola Estadual Doutor Odilon Loures, na cidade de Bocaiúva – MG, e os alunos matriculados nas turmas do 3 o ano 1 e 2 do Ensino Médio da referida escola. Para a reflexão, propôs-se aos alunos encontros semanais para se refletir sobre a história da educação no Brasil e como esta, em uma escola de massa, consegue reproduzir as mesmas desigualdades históricas. Para esse intento, foram utilizados recursos didáticos literários e audiovisuais, como o conto Pai contra mãe, de Machado de Assis (1906), para tratar das relações sociais pautadas pela desigualdade no período escravista; o filme Quanto vale ou é por quilo? (2005), do diretor Sérgio Bianchi, para a análise filosófica das relações estabelecidas na sociedade atual como mantenedora das desigualdades históricas do tempo da escravidão, mas com uma roupagem diferente; por fim, o filme Que horas ela volta? (2015), que representa uma possibilidade de resistência e ruptura através do pensamento crítico e da educação. Assim, este trabalho, no processo de intervenção, procura aplicar na prática docente dois conceitos criados pelo professor Sílvio Gallo (2012) e desenvolvidos em seu livro Metodologia do ensino de filosofia: uma didática para o ensino médio, a saber, o conceito de uma educação menor em detrimento de uma educação maior gerida pelas políticas públicas. Esta pesquisa busca mostrar que o ensino de filosofia pode pensar os problemas históricos brasileiros através de reflexões produzidas no âmbito nacional, sendo elas literárias ou cinematográficas, e que mudanças significativas podem ocorrer no âmbito menor da sala de aula e na relação estabelecida entre professor e aluno. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | História da educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Maior | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação menor | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Resistência | pt_BR |
Título: dc.title | A ESCOLA DE MASSA E O ETERNO RETORNO DO MESMO NO ENSINO DE FILOSOFIA NO BRASIL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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UNIMONTES-WanderleyAmorim-Turma2017-2019.pdf | 1,19 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644809/2/UNIMONTES-WanderleyAmorim-Turma2017-2019.pdfDownload |
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