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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Montes Claros | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, DANIEL COELHO DE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-13T12:37:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-13T12:37:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | UNIMONTES-Daniel-Coelho-Turma2017-2019 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644806 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como objetivo abordar a educação a partir da alteridade e da subjetividade ética, na perspectiva do pensamento do filósofo lituano Emmanuel Levinas. Trata a princípio dos conceitos que impulsionaram a formação do filósofo e o contexto sócio- político de seu período, a influência dos pensadores da época e o período entre guerras. Em Levinas encontraremos a formulação de um novo conceito de filosofia a partir da ética para a responsabilidade, como princípio norteador da alteridade. O texto se constitui pela filosofia ética a partir do pensamento levinasiano, permitindo compreender os desafios da educação na modernidade. Desde a instauração do “Eu” moderno, o sujeito vem se constituindo em sua egologia, e a partir de Levinas trataremos da re-construção da subjetividade moderna. Trata- se, portanto, da reconstrução de uma subjetividade que se atente ao descentramento da filosofia ocidental a fim de promover uma ética como filosofia primeira. É nesta perspectiva que o filósofo propõe tratar de uma filosofia enquanto ética que promova a alteridade na relação com o Outro. Trata-se do acolhimento nesta relação de proximidade e compromisso com o Outro diante de seu apelo. Este trabalho permite compreender a consistência do pensamento levinasiano como resposta à instauração do projeto “Escola sem Partido - EsP” como ameaça à alteridade e responsabilidade por Outrem. Na concepção filosófica do autor, trata-se de uma abertura ao Outro e não ao fechamento ao Mesmo. O projeto que interfere na integridade e autonomia do sujeito encontra em Levinas a resposta à não violência, promove o acolhimento e compromisso com o desvelamento ético do Rosto do Outro. É, portanto, uma resposta da ética levinasiana ao afrontamento e a violência do Rosto. Trata-se da constituição de uma filosofia ética e da responsabilidade como afrontamento a qualquer tipo de preconceito que interfira na integridade humana. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ética | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Alteridade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Rosto | pt_BR |
Título: dc.title | EDUCAÇÃO E SUBJETIVIDADE ÉTICA: O projeto Escola sem Partido à luz do pensamento de Emmanuel Levinas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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UNIMONTES-Daniel-Coelho-Turma2017-2019.pdf | 893,38 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644806/2/UNIMONTES-Daniel-Coelho-Turma2017-2019.pdfDownload |
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