EDUCAÇÃO E SUBJETIVIDADE ÉTICA: O projeto Escola sem Partido à luz do pensamento de Emmanuel Levinas

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Montes Clarospt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, DANIEL COELHO DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-13T12:37:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-13T12:37:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherUNIMONTES-Daniel-Coelho-Turma2017-2019pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644806-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo abordar a educação a partir da alteridade e da subjetividade ética, na perspectiva do pensamento do filósofo lituano Emmanuel Levinas. Trata a princípio dos conceitos que impulsionaram a formação do filósofo e o contexto sócio- político de seu período, a influência dos pensadores da época e o período entre guerras. Em Levinas encontraremos a formulação de um novo conceito de filosofia a partir da ética para a responsabilidade, como princípio norteador da alteridade. O texto se constitui pela filosofia ética a partir do pensamento levinasiano, permitindo compreender os desafios da educação na modernidade. Desde a instauração do “Eu” moderno, o sujeito vem se constituindo em sua egologia, e a partir de Levinas trataremos da re-construção da subjetividade moderna. Trata- se, portanto, da reconstrução de uma subjetividade que se atente ao descentramento da filosofia ocidental a fim de promover uma ética como filosofia primeira. É nesta perspectiva que o filósofo propõe tratar de uma filosofia enquanto ética que promova a alteridade na relação com o Outro. Trata-se do acolhimento nesta relação de proximidade e compromisso com o Outro diante de seu apelo. Este trabalho permite compreender a consistência do pensamento levinasiano como resposta à instauração do projeto “Escola sem Partido - EsP” como ameaça à alteridade e responsabilidade por Outrem. Na concepção filosófica do autor, trata-se de uma abertura ao Outro e não ao fechamento ao Mesmo. O projeto que interfere na integridade e autonomia do sujeito encontra em Levinas a resposta à não violência, promove o acolhimento e compromisso com o desvelamento ético do Rosto do Outro. É, portanto, uma resposta da ética levinasiana ao afrontamento e a violência do Rosto. Trata-se da constituição de uma filosofia ética e da responsabilidade como afrontamento a qualquer tipo de preconceito que interfira na integridade humana.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectÉticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAlteridadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRostopt_BR
Título: dc.titleEDUCAÇÃO E SUBJETIVIDADE ÉTICA: O projeto Escola sem Partido à luz do pensamento de Emmanuel Levinaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
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