O CONCEITO DE SUICÍDIO PARA ALÉM DO ESTIGMA: UMA REFLEXÃO SÓCIO FILOSÓFICA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, VANESSA GOMES DA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-12T17:28:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-12T17:28:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherUNESPAR-VanessaGomes-Turma2018-2020pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644775-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo propor um debate sócio-filosófico acerca do suicídio dentro do espaço escolar a partir de uma experiência didática de ensino de filosofia. Deste modo, ao me reportar aos alunos do ensino médio na região sul do Estado do Paraná, procurei entender em que medida o suicídio é pensado pelos estudantes dentro do espaço escolar, e, através de uma análise teórica, filosófica, sociológica, interpretativa e dialógica, apresentar caminhos de análise e de práticas menos instrumentalizadas e mais humanizadas no tocante a este problema. Como fundamento teórico e metodológico nesta pesquisa, utilizei dos escritos do sociólogo francês Émile Durkheim. Para esse autor, o suicídio é um fato social passível de análise objetiva e científica. Nestes termos, a sua audaciosa obra buscou retirar deste fenômeno as interpretações que advinham de pressupostos subjetivos. Esta premissa implicou redimensionar o suicídio para além de explicações apuradas e individualizadas, e isto só se tornou possível mediante a uma análise metodológica rigorosa que dispendia sobre o suicídio as características imanentes a todos os demais fatos sociais, a saber, fenômenos exteriores as vontades dos indivíduos, ligados a manifestações de ordem social, e, que exercem coerção sobre os indivíduos. Deste modo, estas precondições levaram esta pesquisa de cunho profissional, a debater através de uma atividade de prática de ensino em filosofia, como a escola se relaciona com tais premissas. Neste sentido, nos espaços escolares reportados, utilizei da metodologia da pesquisa-ação como fundamento de aplicação e análise dos resultados coletados. Pode-se perceber com esta atividade, e à luz dos conceitos durkheiminianos, que o suicídio é um fenômeno intrinsecamente ligado a estrutura social, e que, portanto, se materializa em termos sociais e na escola com diferentes interpretações. Na medida em que a escola não está separada das relações sociais a sua volta, ela permeia o debate e os preconceitos diante deste tema de maneira explícita. Pode-se compreender que, se por um lado, o tema suicídio se mostrou extremamente atraente aos estudantes, por outro, aumentou ainda mais a complexidade de discuti-lo dentro das aulas de filosofia, visto o sem número de possibilidades interpretativas que este contexto gerou. Durkheim aferiu que o suicídio não é um fenômeno isolado desta ou daquela organização social, mas, que se manifesta em todas as estruturas sociais. Esta perspectiva pode ser constatada através da atividade desenvolvida, e com ela, também a constatação de que para algumas lacunas filosóficas esta perspectiva científica não pareceu suficiente. Dentre as mais importantes destaca-se a distância entre o discurso científico explicativo do suicídio, e as marcas reais deixadas nos sujeitos próximos aos suicidas e ou, nas tentativas frustradas de suicídio. Deste modo, esta pesquisa, antes de aferir conclusões apressadas acerca deste complexo tema de ordem humana, manifesta a urgência da escola, e da filosofia, em debater de maneira mais próxima aos estudantes este tema que corriqueiramente é parte da vida deles, e da nossa.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSuicídiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDurkheimpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de filosofiapt_BR
Título: dc.titleO CONCEITO DE SUICÍDIO PARA ALÉM DO ESTIGMA: UMA REFLEXÃO SÓCIO FILOSÓFICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
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