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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Paraná | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ALVES, SUELEN APARECIDA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-12T17:23:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-12T17:23:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | UNESPAR-SuellenAlves-Turma2018-2020 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644774 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Interculturalidade, dialogicidade e saberes indígenas são tomados como referenciais nesta pesquisa, que teve sua realização no Colégio Estadual do Campo Estanislau Wrublewski, no município de Cruz Machado-PR e no Colégio Estadual do Campo Rio Vermelho, em União da Vitória-PR, através do Programa de Mestrado Profissional em Filosofia - PROF-FILO, da Universidade Estadual do Paraná, Campus de União da Vitória, PR. O objetivo foi abordar o ensino de filosofia na implementação da Lei 11.645/2008, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro- brasileira e indígena. No percurso teórico-metodológico, optamos pela temática indígena nas aulas de filosofia, desenvolvendo atividades didáticas na perspectiva intercultural e libertadora. Para o desenvolvimento das ações, consideramos: a) a escola em relação ao território, adotando em sala de aula uma abordagem interdisciplinar sobre história e culturas indígenas no Brasil e no Estado do Paraná; b) modernidade, colonialidade, conflitos e silenciamentos na formação da sociedade brasileira e, para além da crítica, a hipótese de vivências interculturais com saberes e conhecimentos sintetizados por intelectuais indígenas. Este exercício de ensino de filosofia, como vivência intercultural, tomou como inspiração contribuições freireanas, reconhecendo cada estudante e os povos indígenas como sujeitos do filosofar, em diálogo com a proposta de transformação intercultural da filosofia de Raúl Fornet- Betancourt. A vivência intercultural toma como ponto de partida e de chegada percepções dos estudantes acerca da temática indígena, em relação ao território em que vivem, problematizando os conteúdos, relacionando história e filosofia. Na segunda etapa da pesquisa, produções dos estudantes do Colégio Estadual do Campo Estanislau Wrublewski foram subsídios para reflexão nas aulas com os estudantes do Colégio Estadual do Campo Rio Vermelho, o que também contribuiu para que estes se reconhecessem sujeitos de conhecimento na práxis intercultural. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia Intercultural | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Saberes Indígenas | pt_BR |
Título: dc.title | SABERES INDÍGENAS NO ENSINO DE FILOSOFIA: UMA VIVÊNCIA INTERCULTURAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROF-Filo |
Arquivos associados: | ||||
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UNESPAR-SuellenAlves-Turma2018-2020.pdf | 2,25 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644774/2/UNESPAR-SuellenAlves-Turma2018-2020.pdfDownload |
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