O USO DAS CATEGORIAS GRAMSCIANAS NO ENSINO DE FILOSOFIA E A APROPRIAÇÃO DO MUNDO DO TRABALHO

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSCHROH, OSMAR ANTONIO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-12T17:11:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-12T17:11:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherUNESPAR-OsmarSchroh-Turma2017-2019pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644773-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho versa sobre o Ensino de Filosofia utilizando-se da Aplicação do Projeto “O uso das Categorias Gramscianas no ensino de filosofia e a apropriação do mundo do trabalho” em um colégio da rede pública de ensino no estado do Paraná. Investigamos se é possível a mudança do sujeito em suas práticas sociais por meio do Ensino de Filosofia e pela apropriação de conceitos filosóficos. Gramsci é apresentado como teórico desta pesquisa e as categorias educação e trabalho foram usadas para problematizar as práticas sociais iniciais dos sujeitos em vista da apropriação de novos conceitos filosóficos para a transformação da realidade. Em termos de metodologia da pesquisa, usamos a Pedagogia Histórico Crítica, na metodologia de ensino/processo didático metodológico, a teoria de uma didática para a pedagogia histórico-crítica que nos possibilitou cinco passos, que não são isolados em si mesmos, mas nos deram segurança para a realização da prática em sala de aula. Após a conclusão do processo realizado pelo docente e pelos sujeitos, evidenciamos a importância do Ensino de Filosofia em relação à evolução dos sujeitos, no que se refere à passagem do senso comum ao conhecimento complexo proposto pela Filosofia na problematização das Categorias Educação e Trabalho. Em relação às práticas docentes, que não são objeto de nossa pesquisa, no entanto aparecem de modo categórico, demonstramos como o papel do docente tem mudado na medida em que questiona suas próprias práticas e se expõe às críticas dos discentes, passando de um papel de subordinação às práticas pedagógicas tradicionais para um exercício da autonomia. Concluímos evidenciando como a prática social dos sujeitos alcança uma maturidade e uma mudança quando o Ensino de Filosofia se torna significativo na interpretação e no conhecimento da realidade.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Filosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscolapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCategoriaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTrabalhopt_BR
Título: dc.titleO USO DAS CATEGORIAS GRAMSCIANAS NO ENSINO DE FILOSOFIA E A APROPRIAÇÃO DO MUNDO DO TRABALHOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
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