PERSPECTIVAS FILOSÓFICAS SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE FILOSOFIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS, DELEON OLIVEIRA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-12T16:46:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-12T16:46:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherUNESPAR-DeleonSantos-Turma2017-2019pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644767-
Resumo: dc.description.abstractEsta trabalho tem como objetivo investigar e apontar caminhos de reflexão para o seguinte problema: o uso das novas tecnologias no processo de aprendizagem significa melhoria da qualidade de aprendizagem de nossos estudantes? De modo específico no ensino de filosofia, procuramos traçar algumas perspectivas filosóficas para compreendermos os impactos das tecnologias no campo da educação. A relevância deste trabalho se dá justamente por estarmos vivendo esse tempo dito tecnológico, era da informação, onde uma geração de nativos digitais cada vez é mais comum, beirando a homogeneidade. Também devido as fortes propagandas e esperanças creditadas nas novas tecnologias – por parte dos governos e outros setores da sociedade - como indispensáveis no processo de aprendizagem, como se sem elas é quase impossível falarmos hoje em melhoria da educação. Para isso, procuramos dar vida pedagógica a alguns dos aplicativos mais utilizados atualmente pelos estudantes, que são o facebook e o whatsapp, no intuito de mensurar até que ponto tais aplicativos podem contribuir na aprendizagem e na produção de novos conhecimentos ou se elas – as tecnologias – tendem a ser velhas práticas de ensino e aprendizagem incorporadas às novas tecnologias. Sem se render a uma espécie de tecnofobia ou de uma cega tecnofília, chegamos a algumas conclusões que estão longe de fechar a discussão sobre este assunto, mas que podem dar algumas pistas para a reflexão e compreensão deste novo cenário que estamos vivendo.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectestudantespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectinformaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectnovas tecnologiaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectaprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectconhecimentopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectfilosofiapt_BR
Título: dc.titlePERSPECTIVAS FILOSÓFICAS SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE FILOSOFIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons