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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Paraná | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LIMA, ADEMIR JOSÉ DE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-12T16:33:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-12T16:33:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | UNESPAR-AdemirLima-Turma2018-2020 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644764 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A indústria cultural é um conceito desenvolvido pelos filósofos alemães Theodor Adorno e Max Horkheimer da Escola de Frankfurt ao perceber a reprodução da obra de arte. As expressões artísticas, a partir do desenvolvimento das técnicas de reprodução, perdem sua originalidade e passam a atender exclusivamente a lógica do mercado. Para esses filósofos toda expressão artística reproduzida é uma mercadoria destinada ao consumo. Walter Benjamim filósofo alemão e pertencente à mesma escola de Frankfurt percebe que a arte em tempos de reprodutibilidade técnica perde várias características essenciais como a aura, autenticidade e valor de culto. Contudo, Benjamim observa a possibilidade da democratização da arte a partir de certos elementos da indústria cultural como o cinema e a fotografia. Para este filósofo a arte enquanto objeto de culto está destinada a um pequeno número de pessoas privilegiadas. Mas, as expressões artísticas a partir da industrialização e do avanço das tecnologias desenvolvidas como o cinema, por exemplo, proporcionam algo ainda não experimentado no universo estético, a aproximação do grande público, ao identificar-se com aspectos sociais do seu cotidiano. Nessa perspectiva benjaminiana objetivou-se nessa proposta analisar a utilização de elementos da Indústria Cultural a partir da exibição de filmes com o propósito de sensibilizar e problematizar os temas relacionados ao ensino de filosofia no ensino médio. Os filmes escolhidos foram filme Fahrenheit 451 na perspectiva de sensibilizar para a importância do conhecimento e O show de Truman, uma análise da influência da própria indústria cultural. A presente ainda conta com a contextualização das obras dos principais filósofos sobre a indústria cultural e de textos e obras de diversos outros pesquisadores sobre o tema. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Indústria Cultural | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Escola de Frankfurt | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | arte | pt_BR |
Título: dc.title | A INDÚSTRIA CULTURAL E O ENSINO DE FILOSOFIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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UNESPAR-AdemirLima-Turma2018-2020.pdf | 3.17 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644764/2/UNESPAR-AdemirLima-Turma2018-2020.pdfDownload |
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