UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DA RETÓRICA NA E. E. ENSINO MÉDIO PROFA. ELZA M. CORRÊA DANTAS - SÃO DOMINGOS DO ARAGUAIA/PA - 4a URE-MARABÁ-SEDUC/PA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSOUSA, VALDO ROSÁRIO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-12T12:17:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-12T12:17:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherUFT-ValdoRosarioSousa-Turma1018-2020pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644758-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação aborda a possibilidade do ensino da retórica de acordo com a visão dos sofistas no Ensino Médio. Investiga se ela está presente nos livros didáticos da disciplina de Filosofia, de forma a viabilizar o ensino e a aprendizagem e, de forma sistemática, ou não, em sala de aula. A retórica não só é um meio de não privilegiar o objetivismo e o acúmulo de conteúdos engessado nos currículos escolares, mas também uma metodologia pedagógica- filosófica fundamentada nos princípios racionais, levando em conta as emoções tantos dos discentes quanto dos docentes que influenciam na capacidade persuasiva por meio da retórica sofística. A Filosofia é um conhecimento que sempre se volta para si, estando em construção e sempre se atualizando diante dos novos desafios, sem esquecer o passado. Por isso, a Filosofia tem como característica primaz a dúvida, o questionamento, a desconfiança de qualquer conhecimento. Portanto, ela sempre estará em busca das causas das incertezas, certezas, do falso e do verdadeiro. Não, necessariamente, para alcançar uma verdade absoluta, mas, para garantir autenticidade e confiabilidade de nossas ideias. Nessas circunstâncias, o texto aborda a origem do conceito de retórica na Grécia Antiga, com os sofistas e um embate entre eles - Sócrates, Platão e Aristóteles - e como se desenvolveu a retórica com o passar do tempo na concepção de outros filósofos. Buscou-se realizar uma correlação com a história do Ensino de Filosofia no Brasil e seus desafios; estabelecendo uma síntese a partir do ensino dos Jesuítas no século XVI, passando pelo período Imperial, República Velha. Prioriza-se a tentativa de democratização do Ensino Básico com o Ministro Gustavo Capanema, o educador Anísio Teixeira, Paulo Freire e outros. Os retrocessos no Ensino de Filosofia a partir da LDB de 1972. Acrescente-se o ressurgimento do Ensino de Filosofia na LDB de 1996, a obrigatoriedade do Ensino de Filosofia em 2008, e agora, os desafios da disciplina de Filosofia na Nova BNCC. A pesquisa consistiu nessa análise teórica com uma intervenção didática em duas turmas de 3o ano do Ensino Médio de uma escola pública.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Filosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRetóricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPersuasãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagempt_BR
Título: dc.titleUMA PROPOSTA PARA O ENSINO DA RETÓRICA NA E. E. ENSINO MÉDIO PROFA. ELZA M. CORRÊA DANTAS - SÃO DOMINGOS DO ARAGUAIA/PA - 4a URE-MARABÁ-SEDUC/PApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons