O PLANEJAMENTO DO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO HUMANA QUE ARTICULA EDUCAÇÃO, SUJEITO E HISTÓRIA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFARIAS, VALDEMIR RIBEIRO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-12T12:14:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-12T12:14:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherUFT-ValdemirFarias-Turma2018-2020pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644746-
Resumo: dc.description.abstractO planejamento do Ensino de Filosofia no Ensino Médio tem impacto importante no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, pois quando a escola prioriza o processo de ensino e aprendizagem, por meio de procedimentos pré-definidos, os resultados na aprendizagem são visíveis. O objetivo dessa dissertação é apresentar o processo de desenvolvimento de uma proposta de planejamento participativo e interdisciplinar das aulas de Filosofia no Colégio Estadual Campos Brasil e no Centro de Ensino Médio Castelo Branco, localizadas no município de Araguaína, estado do Tocantins, com o objetivo de fundamentar um modelo de planejamento de aula, a título de produto, em que se articulem a educação, o sujeito e a história. Para a análise teórico-prática da pesquisa, adotamos os critérios da Pedagogia Histórico-Crítica com o apoio da perspectiva dialética do pensamento do filósofo italiano Antônio Gramsci, que fornecem as pistas para a construção de um planejamento contextualizado com a realidade sociocultural dos alunos do Ensino Médio. O problema de pesquisa procurou responder a uma situação cotidiana no processo de ensino e aprendizagem do Ensino de Filosofia, que é o desinteresse dos alunos pelos conteúdos e pela própria disciplina. Em diferentes ocasiões da minha história como docente, inclusive durante o estágio obrigatório no Curso de Filosofia, observei que o problema poderia não estar nos alunos, mas nas aulas. Esse problema acompanhou boa parte da minha experiência profissional e, no mestrado, resolvi encarar a questão, partindo das seguintes evidências: 1) desinteresse dos alunos pelas aulas de Filosofia; 2) professores sem formação específica na área, atuando apenas para a complementação da carga horária; 3) ausência de planejamento contextualizado das aulas de Filosofia. A hipótese fundamental era que essas evidências se interconectavam e as aulas acabavam sendo receptáculos desses problemas e não atingindo o objetivo de formação humana, que é próprio da Filosofia. Ao propor o planejamento participativo junto aos professores dessas duas escolas foi possível investigar e observar – do ponto de vista do observador privilegiado e participante – o problema se evidenciar com clareza. Percebi que o problema estava nos conteúdos ensinados sem nenhum vínculo com a vida dos alunos, apenas com o uso do material didático (normalmente o livro) e sem a atualização do problema filosófico presente na História da Filosofia. Qual a relação dos problemas filosóficos com a vida prática? Como produzir um planejamento das aulas que pudesse contextualizar a realidade sociocultural dos alunos do Ensino Médio com os problemas filosóficos, para tornar as aulas interessantes e significativas? A dissertação trata desses problemas e procura trazer, de forma descritiva, mas com a devida análise crítica, o desenvolvimento do planejamento participativo realizado junto com três professores que lecionaram a disciplina nas escolas, os dois coordenadores pedagógicos das respectivas unidades e o assessor de currículo da Diretoria Regional de Educação de Araguaína (DREA). Eles aceitaram participar da pesquisa e passamos a construir o planejamento das aulas de forma participativa e procurando alternativas de incluir os alunos como sujeitos históricos, como forma de produzir uma articulação entre a educação, o sujeito e a história. Os professores participaram do planejamento participativo e puderam expor a sua concepção de planejamento e produzir os fundamentos para a construção do planejamento das aulas de Filosofia. Durante a pesquisa foi desenvolvido um modelo de planejamento de aula participativo para as três séries do Ensino Médio, que são apresentados como produtos ao Mestrado Profissional em Filosofia. Entendemos que essa é a nossa contribuição para os professores e para o ensino, esperando que o modelo possa ser replicado em outros contextos e auxilie com a educação das classes populares com uma formação humana crítica e capaz de transformar a realidade.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Filosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento das aulas para o Ensino de Filosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSujeito e Históriapt_BR
Título: dc.titleO PLANEJAMENTO DO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO HUMANA QUE ARTICULA EDUCAÇÃO, SUJEITO E HISTÓRIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
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