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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Tocantins | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ROCHA, JOÃO LUIZ DE SOUZA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-12T11:28:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-12T11:28:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFT-JoaoRocha-Turma2017-2019 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644741 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como objetivo investigar a situação concreta do Ensino de Filosofia implantado e desenvolvido após onze anos na Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) Pe. Josimo Moraes Tavares, a primeira escola pública municipal da cidade de Palmas- Tocantins a adotar a disciplina de Filosofia entre os componentes da parte diversificada de sua estrutura curricular. Adota a problematização proposta por Michel Foucault como pressuposto teórico-metodológico, buscando encontrar ferramentas conceituais para responder questionamentos e inquietações construídas através da experiência docente na escola. Percorre uma trajetória investigativa entre a Filosofia e o seu ensino, numa tentativa de se compreender o papel que a disciplina de Filosofia possui no ensino fundamental em um ambiente escolar específico. Foi trabalhado noções foucaultianas como relações de poder, resistência, conduta, contraconduta, modos de objetivação, modos de subjetivação, modos de assujeitamento e governo da infância. A possibilidade de crítica oferecida pela presença da Filosofia na escola, evidencia a própria instituição escolar como um território de luta e disputas em uma compreensão política do papel do ensino de Filosofia para além da eficiência cognitiva e da transmissão de saberes. Pensar e repensar o ensino de Filosofia com crianças e adolescentes e o seu próprio território de atuação. A noção de governo foucaultiana, entendida como condução da conduta do outro e de si, nos leva a uma chave interpretativa que rompe com a ideia de que não existe escapatória ao processo de subjetivação promovido pela escola. Entender as possibilidades abertas para uma outra conduta em uma relação consciente de professores e alunos que se voltam para o pensamento crítico e para as suas próprias condições de existência concretas. Pensar um ensino de Filosofia como contraconduta que estabeleça uma experiência da Filosofia por meio da crítica, da criatividade no pensar, do diálogo, da escuta, e da autotransformação dos envolvidos. O produto foi a elaboração e análise de uma sequência didática de conteúdos voltados para um Ensino de Filosofia como contraconduta. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Resistência | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Contraconduta | pt_BR |
Título: dc.title | O ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: FORMAÇÃO E CONTRACONDUTA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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UFT-JoaoRocha-Turma2017-2019.pdf | 14.49 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644741/2/UFT-JoaoRocha-Turma2017-2019.pdfDownload |
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