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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Tocantins | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, EDINHO BENÉSIO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-12T11:18:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-12T11:18:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFT-EdinhoSantos-Turma2017-2019 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644739 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O fio condutor desta pesquisa é buscar explorar nos alunos do Ensino Médio as habilidades para construção do conhecimento, despertando seus potenciais criativos, tomando como referência o pensamento de Deleuze, que expõe suas ideias, de modo a assegurar a filosofia como criação conceitual. De início, busca-se retomar a tradição filosófica, perscrutando os conceitos que assinalaram a história. Discute a importância de relacionar a história da filosofia com a criação de conceitos em Deleuze. Analisa os conceitos de diferença e repetição para pensar uma filosofia singular. Verifica a noção de “corpo sem orgãos”, que traz para a discussão certas determinações que confrontam com o fazer filosófico. Mostra a importância da criação de conceitos, levando em consideração as experiências nas quais os alunos estão inseridos. Discute também sobre uma geofilosofia, produzindo um conhecimento pelo pensamento a partir de composições, de fluxos, de bifurcações. A importância da experiência rizomática para fazer filosofia. Aborda o território como uma condição para pensar o conhecimento a partir de um plano de imanência. Apresenta condições para que o aluno possa desenvolver bem o pensamento, por meio de atividades no ensino/aprendizagem de filosofia. Considera as imagens indispensáveis para fazer filosofia. Finalmente, apresenta a considerações e as contribuições depois de toda trajetória percorrida. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Colinas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Conceito | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Deleuze | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | pt_BR |
Título: dc.title | A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO À LUZ DO PENSAMENTO DE DELEUZE NO IFTO - COLINAS: EM BUSCA DA CRIAÇÃO DE CONCEITOS NO ENSINO MÉDIO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROF-Filo |
Arquivos associados: | ||||
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UFT-EdinhoSantos-Turma2017-2019.pdf | 1,72 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644739/2/UFT-EdinhoSantos-Turma2017-2019.pdfDownload |
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