A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO À LUZ DO PENSAMENTO DE DELEUZE NO IFTO - COLINAS: EM BUSCA DA CRIAÇÃO DE CONCEITOS NO ENSINO MÉDIO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS, EDINHO BENÉSIO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-12T11:18:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-12T11:18:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherUFT-EdinhoSantos-Turma2017-2019pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644739-
Resumo: dc.description.abstractO fio condutor desta pesquisa é buscar explorar nos alunos do Ensino Médio as habilidades para construção do conhecimento, despertando seus potenciais criativos, tomando como referência o pensamento de Deleuze, que expõe suas ideias, de modo a assegurar a filosofia como criação conceitual. De início, busca-se retomar a tradição filosófica, perscrutando os conceitos que assinalaram a história. Discute a importância de relacionar a história da filosofia com a criação de conceitos em Deleuze. Analisa os conceitos de diferença e repetição para pensar uma filosofia singular. Verifica a noção de “corpo sem orgãos”, que traz para a discussão certas determinações que confrontam com o fazer filosófico. Mostra a importância da criação de conceitos, levando em consideração as experiências nas quais os alunos estão inseridos. Discute também sobre uma geofilosofia, produzindo um conhecimento pelo pensamento a partir de composições, de fluxos, de bifurcações. A importância da experiência rizomática para fazer filosofia. Aborda o território como uma condição para pensar o conhecimento a partir de um plano de imanência. Apresenta condições para que o aluno possa desenvolver bem o pensamento, por meio de atividades no ensino/aprendizagem de filosofia. Considera as imagens indispensáveis para fazer filosofia. Finalmente, apresenta a considerações e as contribuições depois de toda trajetória percorrida.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectColinaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConceitopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDeleuzept_BR
Palavras-chave: dc.subjectFilosofiapt_BR
Título: dc.titleA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO À LUZ DO PENSAMENTO DE DELEUZE NO IFTO - COLINAS: EM BUSCA DA CRIAÇÃO DE CONCEITOS NO ENSINO MÉDIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons