Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Tocantins | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, RAFAEL SILVA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-12T11:55:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-12T11:55:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFT-RafaelOliveira-Turma2017-2019 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644734 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A dissertação apresenta o desenvolvimento e o resultado de uma pesquisa teórico-prática que se apropria das reflexões do filósofo Herbert Marcuse sobre a dimensão estética para pensar atividades didático-pedagógicas interdisciplinares, mais especificamente, aquelas direcionadas para a avaliação no Ensino de Filosofia. A prática de ensino em sala de aula se pautou em uma metodologia do Ensino de Filosofia que estimulou a crítica, nos moldes da Teoria Crítica da Sociedade, embora o fulcro da pesquisa tenha sido o que denominamos “avaliação estética”, uma forma de avaliar que estimulou um processo de ensino e aprendizagem em filosofia de forma alternativa - cantando, pintando, fotografando etc. -, sem fugir da leitura e do texto e dos temas e problemas filosóficos tratados na História da Filosofia. O objetivo foi verificar em que medida as avaliações estéticas, que utilizam parâmetros artísticos, podem contribuir no processo formativo. As intervenções ocorreram em 2017 com quatro turmas de 1° ano do Ensino Médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO/Campus Palmas). Cerca de 120 estudantes participaram da pesquisa, num contexto em que duas aulas semanais, com cinquenta minutos cada, serviram para aplicação das intervenções. As avaliações estéticas relacionaram Filosofia e Artes partindo ora da arte como reflexão para a produção textual e, na maioria das vezes, do texto filosófico para a produção artística. Os estudantes foram levados a produzir textos filosóficos interpretando formas artísticas, mas, sobretudo, foram instigados a apresentar diferentes expressões artísticas sobre os temas filosóficos tratados em sala de aula. A pesquisa qualitativa seguiu os pressupostos metodológicos da Teoria Crítica para evidenciar as contradições no processo de formação educacional contemporânea e, mais especificamente, da avaliação em Filosofia, procurando trazer as sínteses a partir de uma investigação teórica que se funde com a interpretação dos conteúdos presentes nas produções dos estudantes. A análise e a interpretação dos dados trouxeram indicativos relevantes para essa metodologia do Ensino de Filosofia e para o processo de avaliação, a saber, que a prática da interdisciplinaridade no Ensino de Filosofia com as Artes se constitui uma alternativa indispensável no processo crítico de ensino e aprendizagem, além de apresentar uma forma de avaliar que valoriza a produção filosófica e artística dos estudantes. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria Crítica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação estética | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia do Ensino de Filosofia | pt_BR |
Título: dc.title | EDUCAÇÃO ESTÉTICA EM MARCUSE: AVALIAÇÃO EM FILOSOFIA PARA ALÉM DO TEXTUAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
UFT-RafaelOliveira-Turma2017-2019.pdf | 8 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644734/2/UFT-RafaelOliveira-Turma2017-2019.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons