FILOSOFIA EM ATOS E AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA CRÍTICA PARA A FUNDAMENTAÇÃO DE UM CURRÍCULO EMANCIPATÓRIO

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de São Carlospt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNASCIMENTO, MAURO ANTÔNIO DO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-11T16:04:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-11T16:04:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherUFSCar-MauroNascimento-Turma2018-2020pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644721-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação foi tecida com o objetivo de compreender as determinações que estruturam os currículos escolares e as contribuições da Teoria Crítica para a construção de uma educação emancipatória. Ao longo da trajetória deste trabalho de pesquisa surgiu a proposta de se criar a Filosofia Histórico-psicanalítica com a perspectiva de alicerçar a concepção de emancipação ora defendida. Pelas raízes da Teoria Crítica, Marx e Freud, foi possível compreender as múltiplas determinações que condicionam o indivíduo e investigar as causas da regressão do homem à barbárie. Por meio da aproximação entre o materialismo histórico-dialético e a psicanálise, impulsionada pelos frankfurtianos, ampliou-se o campo teórico ‒ de intervenção ‒ da filosofia da práxis, sobretudo com a análise da relação tensional das pulsões governadas pelo princípio do prazer, confrontadas pelo princípio da realidade que foram trazidas para a cena do debate educacional. Essas investigações, ‒ supra e intra-individual ‒ acerca da condição humana, completaram o marxismo e efetivou uma aspiração freudiana de se criar uma ciência que seja capaz de compreender os sintomas psico-políticos, cujas causas propagam quadros psicopatológicos e aprisionam um número crescente de indivíduos nos domínios de Tânatos. Diante deste cenário e com a perspectiva de promover uma educação emancipatória, apresenta-se, como proposta de produto educacional desta pesquisa, o Projeto Filosofia em Atos, cujo pressuposto consiste em compreender que a arte, como produto da imaginação e das pulsões, permite ao homem fantasiar e ser livre.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTeoria Críticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPsicanálisept_BR
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia Histórico-psicanalíticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurrículopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectArtept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEmancipaçãopt_BR
Título: dc.titleFILOSOFIA EM ATOS E AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA CRÍTICA PARA A FUNDAMENTAÇÃO DE UM CURRÍCULO EMANCIPATÓRIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
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