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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de São Carlos | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | NASCIMENTO, MAURO ANTÔNIO DO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-11T16:04:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-11T16:04:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFSCar-MauroNascimento-Turma2018-2020 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644721 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação foi tecida com o objetivo de compreender as determinações que estruturam os currículos escolares e as contribuições da Teoria Crítica para a construção de uma educação emancipatória. Ao longo da trajetória deste trabalho de pesquisa surgiu a proposta de se criar a Filosofia Histórico-psicanalítica com a perspectiva de alicerçar a concepção de emancipação ora defendida. Pelas raízes da Teoria Crítica, Marx e Freud, foi possível compreender as múltiplas determinações que condicionam o indivíduo e investigar as causas da regressão do homem à barbárie. Por meio da aproximação entre o materialismo histórico-dialético e a psicanálise, impulsionada pelos frankfurtianos, ampliou-se o campo teórico ‒ de intervenção ‒ da filosofia da práxis, sobretudo com a análise da relação tensional das pulsões governadas pelo princípio do prazer, confrontadas pelo princípio da realidade que foram trazidas para a cena do debate educacional. Essas investigações, ‒ supra e intra-individual ‒ acerca da condição humana, completaram o marxismo e efetivou uma aspiração freudiana de se criar uma ciência que seja capaz de compreender os sintomas psico-políticos, cujas causas propagam quadros psicopatológicos e aprisionam um número crescente de indivíduos nos domínios de Tânatos. Diante deste cenário e com a perspectiva de promover uma educação emancipatória, apresenta-se, como proposta de produto educacional desta pesquisa, o Projeto Filosofia em Atos, cujo pressuposto consiste em compreender que a arte, como produto da imaginação e das pulsões, permite ao homem fantasiar e ser livre. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria Crítica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Psicanálise | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia Histórico-psicanalítica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Arte | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Emancipação | pt_BR |
Título: dc.title | FILOSOFIA EM ATOS E AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA CRÍTICA PARA A FUNDAMENTAÇÃO DE UM CURRÍCULO EMANCIPATÓRIO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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UFSCar-MauroNascimento-Turma2018-2020.pdf | 3,69 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644721/1/UFSCar-MauroNascimento-Turma2018-2020.pdfDownload |
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