Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de São Carlos | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ALMEIDA, JOSÉ ROBERTO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-11T15:58:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-11T15:58:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFSCar-JoseRoberto-Turma2018-2020 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644720 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa tem por objetivo analisar as relações entre a filosofia e as superaventuras, caracterizadas pelas histórias em quadrinhos e suas respectivas adaptações para o cinema e a tv, e como estas podem servir de recurso prático para o ensino de ética. Para isso, além de demonstrar a relação de surgimento da figura do herói na Antiguidade, também se procura estabelecer seu valor como figura central do processo educativo realizado pela poesia de Homero. Através do herói épico se chega à sua versão mais atualizada, caracterizada pela figura dos super-heróis. Neles também se observam muitas das virtudes destacadas por Platão em sua ética. Para isso, foi desenvolvido um roteiro de perguntas aos alunos do 1o ano do Ensino Médio, a fim de poder analisar como eles observam as questões de ética, as virtudes e como os super- heróis demonstram tais características através de suas ações. Foi por meio das questões apresentadas que se obteve ferramentas para analisar e refletir acerca das percepções demonstradas. Fazendo uso das ideias desenvolvidas por Platão e Aristóteles e associando-as ao fascínio que os exemplos heroicos podem exercer sobre o leitor ou espectador, apresenta-se um par de super-heróis de duas das principais editoras de alcance mundial. Pela DC, Superman e Batman. Pela Marvel, Capitão América e Homem de Ferro. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ética | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Superaventuras | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Super-heróis | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Virtudes | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Título: dc.title | A FILOSOFIA E OS SUPER-HERÓIS: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE ÉTICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
UFSCar-JoseRoberto-Turma2018-2020.pdf | 1,81 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644720/2/UFSCar-JoseRoberto-Turma2018-2020.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons