SKHOLĒ E A DIMENSÃO POLÍTICA DA EDUCAÇÃO: uma análise do seu significado no mundo grego e na visão de uma escola do movimento das chamadas “escolas democráticas”

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMELLO, SÉRGIO CARVALHO BENÍCIO DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-11T12:30:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-11T12:30:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherUFPE-SergioBenecio-Turma2017-2019pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644718-
Resumo: dc.description.abstractO que se propõe neste texto é o pensar a escola a partir do seu sentido fundante, o conceito de Skholē. Vivemos um momento que clama pela reflexão e a revisão do conceito de escola como a conhecemos na modernidade, mas mais do que isto, uma reconceituação baseada na possibilidade da escola ainda ser algo derivado do seu significado original. Existem muitas visões do que venha a ser escola na contemporaneidade, mas talvez aquela que guarda mais semelhança com o conceito original seja a ideia de escola democrática. Os conceitos de educação e escola se confundem. Porém, o conceito de educação é mais antigo. Este quando tomado em seu sentido ontológico é mais arcaico que seu semelhante, a escola. Isso se deve ao fato de seu sentido fundante ter a força criadora da arkhē. É a educação o princípio e a origem da escola e não o contrário; o seu télos. Durante muito tempo não havia escola, nem poderia haver. De posse do legado histórico, quando analisamos a origem da escola contemporânea, verificamos que seu surgimento e estabilização só foi possível quando a educação promoveu a aculturação de tudo o que é humano. Passados alguns milênios ainda resta esperança. Ao revisitar o conceito de educação, mais especificamente naquela vertente que carrega em seu DNA mais vestígios da Skholē, a educação democrática, é possível encontrar evidências de que o Skholē, como sentido fundante da escola, ainda resiste em diversas práticas. Tivemos contato com uma escola, Escola Projeto Âncora, que desafia os preceitos da Ascholia, sentido não só fundante, mas determinante do que venha a ser escola na contemporaneidade. Por meio de suas práticas democráticas, esta escola nos faz refletir sobre o que levou a humanidade a uma mudança tão drástica de postura em relação ao sentido atribuído à escola e imaginar que o conceito de Skholē não se encontra plenamente enterrado nos anais da história helênica, que enquanto existirem escolas democráticas ele jamais será um passado pretérito. Permanecerá, por conseguinte, um passado perfeito.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSkholēpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAscholiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Democráticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAnálise Conceitualpt_BR
Título: dc.titleSKHOLĒ E A DIMENSÃO POLÍTICA DA EDUCAÇÃO: uma análise do seu significado no mundo grego e na visão de uma escola do movimento das chamadas “escolas democráticas”pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
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