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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, PAULO LIMEIRA DA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-11T12:18:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-11T12:18:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFPE-PauloLimeira-Turma2017-2019 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644717 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho possui como meta propor um ensino básico que promova um maior contato entre o aluno da etapa fundamental e a filosofia ou questões de cunho filosófico. A despeito do oferecimento da disciplina no ensino médio pela maioria das escolas, é interessante que o aluno tenha a oportunidade de se familiarizar com este saber, especialmente o estudante do 9o ano do ensino fundamental, tendo em vista a iminência do ensino médio e as escolhas que inevitavelmente o aluno terá de fazer no que se refere a profissão. Além disso, o trabalho aborda considerações sobre uma pedagogia que priorize a cultura e a criação artística com a compreensão de que isso contribui para a uma educação que estimula o estudante a pensar em torno da natureza de muitas ideias e valores que integram o ambiente cultural. Para isso, buscou-se referências e inspiração em obras de Nietzsche, filósofo alemão, para quem educação e cultura são indissociáveis, mas que em função de demandas econômicas ocorrem rupturas, o que compromete e fragiliza a formação dos jovens que, em vez de serem encaminhados na direção da “cultura autêntica”, se voltam para produção de “homens comuns”. Por isso a importância de meditar em torno da questão central do pensamento nietzschiano, “vontade de potência”, visando uma melhor compreensão das hipóteses sobre as pulsões de afirmação da vida. E com base nisso foi realizado trabalho em sala de aula com a finalidade de estabelecer uma relação destas reflexões com a prática de ensino. Esse trabalho de intervenção orbitou em torno da relação entre o que já se conhece sobre filosofia e o que os estudantes já sabem ou não sobre o que se quer dizer quando a palavra “filosofia” é abordada. Isso a poucos meses antes destes alunos terem de fato a filosofia na forma de disciplina, que ocorrerá concomitantemente com a preparação para o ingresso no ensino superior. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Vontade de potência | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura | pt_BR |
Título: dc.title | A FILOSOFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: a vontade de potência e o pensamento criativo | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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UFPE-PauloLimeira-Turma2017-2019.pdf | 828,97 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644717/2/UFPE-PauloLimeira-Turma2017-2019.pdfDownload |
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