A FILOSOFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: a vontade de potência e o pensamento criativo

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, PAULO LIMEIRA DA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-11T12:18:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-11T12:18:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherUFPE-PauloLimeira-Turma2017-2019pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644717-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho possui como meta propor um ensino básico que promova um maior contato entre o aluno da etapa fundamental e a filosofia ou questões de cunho filosófico. A despeito do oferecimento da disciplina no ensino médio pela maioria das escolas, é interessante que o aluno tenha a oportunidade de se familiarizar com este saber, especialmente o estudante do 9o ano do ensino fundamental, tendo em vista a iminência do ensino médio e as escolhas que inevitavelmente o aluno terá de fazer no que se refere a profissão. Além disso, o trabalho aborda considerações sobre uma pedagogia que priorize a cultura e a criação artística com a compreensão de que isso contribui para a uma educação que estimula o estudante a pensar em torno da natureza de muitas ideias e valores que integram o ambiente cultural. Para isso, buscou-se referências e inspiração em obras de Nietzsche, filósofo alemão, para quem educação e cultura são indissociáveis, mas que em função de demandas econômicas ocorrem rupturas, o que compromete e fragiliza a formação dos jovens que, em vez de serem encaminhados na direção da “cultura autêntica”, se voltam para produção de “homens comuns”. Por isso a importância de meditar em torno da questão central do pensamento nietzschiano, “vontade de potência”, visando uma melhor compreensão das hipóteses sobre as pulsões de afirmação da vida. E com base nisso foi realizado trabalho em sala de aula com a finalidade de estabelecer uma relação destas reflexões com a prática de ensino. Esse trabalho de intervenção orbitou em torno da relação entre o que já se conhece sobre filosofia e o que os estudantes já sabem ou não sobre o que se quer dizer quando a palavra “filosofia” é abordada. Isso a poucos meses antes destes alunos terem de fato a filosofia na forma de disciplina, que ocorrerá concomitantemente com a preparação para o ingresso no ensino superior.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectVontade de potênciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCulturapt_BR
Título: dc.titleA FILOSOFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: a vontade de potência e o pensamento criativopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
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