Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de São Carlos | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | TURINI, MATEUS HENRIQUE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-11T16:01:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-11T16:01:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFSCar-MateusTurini-Turma2018-2020 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644715 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação apresenta uma análise qualitativa sobre os fundamentos teórico- metodológicos do ensino de Filosofia na Educação Básica e da Pedagogia Histórico-crítica (PHC). Para tanto, realiza uma pesquisa científica, com fundamentação teórica ao materialismo histórico-dialético, em uma escola estadual localizada em um município do interior do estado de São Paulo. A partir do estado da arte sobre o ensino de Filosofia, de um breve histórico como componente curricular na educação escolar brasileira, da análise dialética do discurso de documentos normativos e da revisão teórico-metodológica sobre a PHC, foi possível elaborar uma proposta de um ensino histórico-crítico de Filosofia para o Ensino Médio. Essa contribuição se expressa por meio de um método didático e um jogo educacional, chamado Baralho Filosófico. Após repetidas aplicações, é possível afirmar que o jogo conseguiu cumprir com o papel esperado para essa pesquisa: o de ser uma atividade pedagógica que possibilita a vivência do momento catártico dentro dos tempos e espaços escolares. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Baralho Filosófico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia Histórico-crítica | pt_BR |
Título: dc.title | DOS FUNDAMENTOS À PRÁTICA DE UM ENSINO HISTÓRICO-CRÍTICO DE FILOSOFIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
UFSCar-MateusTurini-Turma2018-2020.pdf | 11,04 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644715/2/UFSCar-MateusTurini-Turma2018-2020.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons