O ENSINO DE FILOSOFIA E O BULLYING: entre o currículo e as aulas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de São Carlospt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMAIA, ANDRÉ AUGUSTO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-11T15:56:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-11T15:56:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherUFSCar-AndreMaia-Turma2018-2020pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644714-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação, intitulada “O Ensino de Filosofia e o Bullying: entre o currículo e as aulas”, apresenta um estudo realizado em uma escola estadual da cidade de Ribeirão Preto – SP. O objetivo desse trabalho foi investigar o modo como subsídios teóricos, presentes no programa curricular do ensino de Filosofia, podem contribuir para o combate de práticas de bullying no ambiente escolar. A formação do aluno, através do currículo estadual de Filosofia, necessita ser uma instância de proposição de situações de reflexão e problematização dos desafios do cotidiano escolar. A metodologia utilizada compreendeu um estudo bibliográfico de obras e críticos sobre a problemática do currículo, bem como a fundamentação filosófica através do pensamento da Teoria Crítica, especialmente através da contribuição de Theodor Adorno. O método de abordagem na escola se deu através da proposição de um projeto de intervenção com alunos vítimas de bullying e com os demais alunos da escola, através de oficinas e experiências filosóficas.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFilosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurrículopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTeoria Críticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBullyingpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPreconceitopt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DE FILOSOFIA E O BULLYING: entre o currículo e as aulaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons