Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de São Carlos | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MAIA, ANDRÉ AUGUSTO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-11T15:56:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-11T15:56:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFSCar-AndreMaia-Turma2018-2020 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644714 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação, intitulada “O Ensino de Filosofia e o Bullying: entre o currículo e as aulas”, apresenta um estudo realizado em uma escola estadual da cidade de Ribeirão Preto – SP. O objetivo desse trabalho foi investigar o modo como subsídios teóricos, presentes no programa curricular do ensino de Filosofia, podem contribuir para o combate de práticas de bullying no ambiente escolar. A formação do aluno, através do currículo estadual de Filosofia, necessita ser uma instância de proposição de situações de reflexão e problematização dos desafios do cotidiano escolar. A metodologia utilizada compreendeu um estudo bibliográfico de obras e críticos sobre a problemática do currículo, bem como a fundamentação filosófica através do pensamento da Teoria Crítica, especialmente através da contribuição de Theodor Adorno. O método de abordagem na escola se deu através da proposição de um projeto de intervenção com alunos vítimas de bullying e com os demais alunos da escola, através de oficinas e experiências filosóficas. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria Crítica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Bullying | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Preconceito | pt_BR |
Título: dc.title | O ENSINO DE FILOSOFIA E O BULLYING: entre o currículo e as aulas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
UFSCar-AndreMaia-Turma2018-2020.pdf | 4,52 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644714/2/UFSCar-AndreMaia-Turma2018-2020.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons