A ÉTICA DA ALTERIDADE DE EMMANUEL LEVINAS: INTERFACES DO OUTRO NA EXPERIÊNCIA DO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA EREM - VICENTE MONTEIRO – CARUARU – PE.

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorALMEIDA, ROSEMIRO FERREIRA DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-11T12:25:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-11T12:25:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherUFPE-RosemiroAlmeira-Turma2018-2020pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644711-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação tem como objetivo apresentar um caminho no ensino aprendizagem na ética da alteridade pela proposta radical de Emmanuel Levinas na experiência da sala de aula na EREM – Vicente Monteiro – Caruaru – PE, no seu contexto escolar regional, da exclusão nas relações, da dinâmica do apropriar-se do outro, relação de dominação e posse que vai de encontro com uma relação ética e construtiva do sujeito. Apresentar um breve quadro do processo de alienação social na configuração da sociedade pós-globalizada do século XXI e suas relações conflituosas que nega e assujeita o outro em todo modelo social. Realizar uma breve exposição sobre a validade da crítica social marxista e suas limitações na pós-modernidade. Buscar demonstrar o processo de reprodução social totalizante na educação e o desafio do ensinar filosofia em uma sociedade que nega e assujeita o rosto. Expor o contexto histórico e filosófico de Emmanuel Lévinas a partir de um itinerário de relação ética na aprendizagem além do ser, experiência de substituição responsável pelo outro no ensinar filosofia. A superação da proposta fenomenológica de Husserl e Heidegger, fenomenologia do existente como sabedoria outramente que ser no ensinamento da experiência e acolhida do outro. Expor o resultado do desenvolvimento da pesquisa por amostragem em três turmas dos terceiros anos do Ensino Médio. A intervenção foi baseada na presença significativa do rosto, na participação ativa do escutar e o responder do outro. A produção de narrativas através de várias expressões culturais que retratem a experiência da compreensão e apropriação sobre a ética da alteridade em sala de aula no processo de relação no ensino aprendizagem, relacionando-se às experiências e vivências pessoais. Realizar uma análise discursiva da experiência de intervenção levinasiana no aprender outramente além que ser, uma linguagem do rosto como expressão e significação para além do produzir conhecimentos, mas um aprender enigmático no face a face responsável do rosto que gera nova humanidade ética, vivenciar o que é aprendido em diferentes situações. Enfim, o desafio de experimentar uma filosofia ativa no cenário contemporâneo do século XXI, o desafio da experiência de aprendizagem a partir do acolhimento do rosto do outro como relevância ética. Acolhimento e hospitalidade do rosto que me atravessa e resiste a totalidade nas relações do ambiente escolar. O desafio de um aprender outramente que faz da linguagem da relação à responsabilidade pelo outro como a ética primeira no filosofar presente em sala de aula.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectÉtica da Alteridadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectRostopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectOutropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia presentept_BR
Título: dc.titleA ÉTICA DA ALTERIDADE DE EMMANUEL LEVINAS: INTERFACES DO OUTRO NA EXPERIÊNCIA DO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA EREM - VICENTE MONTEIRO – CARUARU – PE.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
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