O ENSINO DE FILOSOFIA NA CULTURA DIGITAL: DIÁLOGOS E INTERFACES

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGOMES, RENILDO SILVA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-11T12:23:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-11T12:23:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherUFPE-RenildoCostaGomes-Turma2018-2020pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644710-
Resumo: dc.description.abstractA humanidade está vivenciando um acelerado desenvolvimento das tecnologias digitais. Essa expansão das tecnologias digitais configuram uma nova concepção de sociedade. Na contemporaneidade, vivemos no paradigma de uma sociedade globalizada, onde as relações afetivas e sociais dos indivíduos estão mais constantemente sendo intermediadas pelas tecnologias. Estamos na era da cultura digital. Nesse contexto, a concepção de espaço e cultura está totalmente interligada a ideia de cibernético. Concomitantemente, espaço e cultura são entendidos como ciberespaço e cibercultura. Portanto, a educação deve propiciar momentos de reflexão sobre as novas concepções de sociedade e cultura. Nesse sentido, o Ensino de Filosofia tem papel preponderante na reflexão crítica sobre os benefícios e malefícios desencadeados pelos avanços tecnológicos na sociedade contemporânea, denominada de Sociedade da Informação. Ao mesmo tempo, o Ensino de Filosofia ou qualquer outra disciplina, também poderá fazer uso dessas tecnologias como objetos de mediações pedagógicas nos processos de ensino e aprendizagem, porém, não podemos perder de vista o caráter crítico e reflexivo da Filosofia. Na cultura digital, o Ensino de Filosofia deve se ocupar em problematizar o virtual, sem cair no discurso do senso comum, que é o de transformar as tecnologias digitais em tábuas de salvação ou satanizá-las. Nesse sentido, deve desconfiar das sociedades, das imagens que criam simulacros. Portanto, partimos da compreensão de que o Ensino de Filosofia deve consistir na reflexão crítica e (re)criação de conceitos. Nesse sentido, temos como desafio nesse trabalho problematizar o uso das tecnologias digitais virtuais, tanto nos processos de ensino e aprendizagem quanto no contexto vital das subjetividades envoltas na dinamicidade da vida quotidiana.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSociedade da Informaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias Digitaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCultura Digitalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Filosofiapt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DE FILOSOFIA NA CULTURA DIGITAL: DIÁLOGOS E INTERFACESpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
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