Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | GOMES, RENILDO SILVA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-11T12:23:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-11T12:23:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFPE-RenildoCostaGomes-Turma2018-2020 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644710 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A humanidade está vivenciando um acelerado desenvolvimento das tecnologias digitais. Essa expansão das tecnologias digitais configuram uma nova concepção de sociedade. Na contemporaneidade, vivemos no paradigma de uma sociedade globalizada, onde as relações afetivas e sociais dos indivíduos estão mais constantemente sendo intermediadas pelas tecnologias. Estamos na era da cultura digital. Nesse contexto, a concepção de espaço e cultura está totalmente interligada a ideia de cibernético. Concomitantemente, espaço e cultura são entendidos como ciberespaço e cibercultura. Portanto, a educação deve propiciar momentos de reflexão sobre as novas concepções de sociedade e cultura. Nesse sentido, o Ensino de Filosofia tem papel preponderante na reflexão crítica sobre os benefícios e malefícios desencadeados pelos avanços tecnológicos na sociedade contemporânea, denominada de Sociedade da Informação. Ao mesmo tempo, o Ensino de Filosofia ou qualquer outra disciplina, também poderá fazer uso dessas tecnologias como objetos de mediações pedagógicas nos processos de ensino e aprendizagem, porém, não podemos perder de vista o caráter crítico e reflexivo da Filosofia. Na cultura digital, o Ensino de Filosofia deve se ocupar em problematizar o virtual, sem cair no discurso do senso comum, que é o de transformar as tecnologias digitais em tábuas de salvação ou satanizá-las. Nesse sentido, deve desconfiar das sociedades, das imagens que criam simulacros. Portanto, partimos da compreensão de que o Ensino de Filosofia deve consistir na reflexão crítica e (re)criação de conceitos. Nesse sentido, temos como desafio nesse trabalho problematizar o uso das tecnologias digitais virtuais, tanto nos processos de ensino e aprendizagem quanto no contexto vital das subjetividades envoltas na dinamicidade da vida quotidiana. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Sociedade da Informação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias Digitais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura Digital | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Filosofia | pt_BR |
Título: dc.title | O ENSINO DE FILOSOFIA NA CULTURA DIGITAL: DIÁLOGOS E INTERFACES | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROF-Filo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
UFPE-RenildoCostaGomes-Turma2018-2020.pdf | 2,41 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644710/2/UFPE-RenildoCostaGomes-Turma2018-2020.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons