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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, NILTON GUIMARÃES DA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-11T12:16:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-11T12:16:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFPE-NiltonGuimarães-Turma2017-2019 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644708 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho realiza uma pesquisa sobre os desafios pedagógicos e epistemológicos presentes na sala de aula no processo de ensino – aprendizagem na atividade de ensino de filosofia de professores do Ensino Médio. Para isso, nos valemos da epistemologia de Gaston Bachelard (1884-1962) como referencial teórico para uma compreensão e análise do problema. Bachelard desenvolveu em obras uma vasta compreensão conceitual, partindo da crítica aos modelos de ensino conteudistas e substancialistas, fazendo enxergar que, além dos erros pedagógicos do ensino das ciências e da filosofia, há possibilidades de construção do conhecimento fora desse modelo arcaico e vazio. Por meio de uma pedagogia que vai além do erro encontra-se o sentido, ou seja, do movimento dialógico que vai da falta de sentido no conceito chega-se ao eixo de uma razão objetiva em permanente construção. A contribuição de Bachelard é relevante porque oferece um itinerário de desenvolvimento do gosto pelo conhecimento científico e filosófico aberto e crítico em si mesmo, partindo da experiência do enfrentamento dos problemas e da solução dos mesmos. Os sujeitos que ensinam e que aprendem fazem um só itinerário, tanto de objetar quanto de superar os problemas do conhecimento no contexto do cotidiano escolar. Esta é a contribuição de Gaston Bachelard para a educação, considerando que a mesma sendo formal deve partir de bases mais sólidas, desconstruindo as generalizações prematuras retificando ideias resultando em um esforço contínuo de conhecer de maneira crítica e permanente. A pesquisa tem como objeto de estudo os desafios que o professor de filosofia experiência na sala de aula. A metodologia utilizada foi a da pesquisa ação por meio de uma entrevista estruturada de natureza autobiográfica. O roteiro de perguntas da entrevista permitiu que os professores apresentassem dados que manifestam os maiores problemas que encontram no exercício da docência. A realidade do Ensino de Filosofia na sala de aula se apresenta complexa. A leitura e análise do discurso proporcionaram um encontro com as questões levantadas por Bachelard na crítica ao ensino das ciências com os desafios da prática docente de hoje. Ensinar e aprender, desenvolver conhecimentos, promover o gosto pelo conhecimento filosófico, é uma tarefa que exige paixão, imaginação criativa e busca constante de superação dos limites que se impõem nas estruturas do ensino e das instituições. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Desafios pedagógicos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia Científica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Epistemologia | pt_BR |
Título: dc.title | OS PROFESSORES DE FILOSOFIA E OS DESAFIOS DO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO SOB A PERSPECTIVA DE GASTON BACHELARD | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROF-Filo |
Arquivos associados: | ||||
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UFPE-NiltonGuimarães-Turma2017-2019.pdf | 994,96 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644708/2/UFPE-NiltonGuimarães-Turma2017-2019.pdfDownload |
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