OS PROFESSORES DE FILOSOFIA E OS DESAFIOS DO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO SOB A PERSPECTIVA DE GASTON BACHELARD

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, NILTON GUIMARÃES DA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-11T12:16:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-11T12:16:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherUFPE-NiltonGuimarães-Turma2017-2019pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644708-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho realiza uma pesquisa sobre os desafios pedagógicos e epistemológicos presentes na sala de aula no processo de ensino – aprendizagem na atividade de ensino de filosofia de professores do Ensino Médio. Para isso, nos valemos da epistemologia de Gaston Bachelard (1884-1962) como referencial teórico para uma compreensão e análise do problema. Bachelard desenvolveu em obras uma vasta compreensão conceitual, partindo da crítica aos modelos de ensino conteudistas e substancialistas, fazendo enxergar que, além dos erros pedagógicos do ensino das ciências e da filosofia, há possibilidades de construção do conhecimento fora desse modelo arcaico e vazio. Por meio de uma pedagogia que vai além do erro encontra-se o sentido, ou seja, do movimento dialógico que vai da falta de sentido no conceito chega-se ao eixo de uma razão objetiva em permanente construção. A contribuição de Bachelard é relevante porque oferece um itinerário de desenvolvimento do gosto pelo conhecimento científico e filosófico aberto e crítico em si mesmo, partindo da experiência do enfrentamento dos problemas e da solução dos mesmos. Os sujeitos que ensinam e que aprendem fazem um só itinerário, tanto de objetar quanto de superar os problemas do conhecimento no contexto do cotidiano escolar. Esta é a contribuição de Gaston Bachelard para a educação, considerando que a mesma sendo formal deve partir de bases mais sólidas, desconstruindo as generalizações prematuras retificando ideias resultando em um esforço contínuo de conhecer de maneira crítica e permanente. A pesquisa tem como objeto de estudo os desafios que o professor de filosofia experiência na sala de aula. A metodologia utilizada foi a da pesquisa ação por meio de uma entrevista estruturada de natureza autobiográfica. O roteiro de perguntas da entrevista permitiu que os professores apresentassem dados que manifestam os maiores problemas que encontram no exercício da docência. A realidade do Ensino de Filosofia na sala de aula se apresenta complexa. A leitura e análise do discurso proporcionaram um encontro com as questões levantadas por Bachelard na crítica ao ensino das ciências com os desafios da prática docente de hoje. Ensinar e aprender, desenvolver conhecimentos, promover o gosto pelo conhecimento filosófico, é uma tarefa que exige paixão, imaginação criativa e busca constante de superação dos limites que se impõem nas estruturas do ensino e das instituições.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Filosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDesafios pedagógicospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia Científicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEpistemologiapt_BR
Título: dc.titleOS PROFESSORES DE FILOSOFIA E OS DESAFIOS DO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO SOB A PERSPECTIVA DE GASTON BACHELARDpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
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