INICIAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO AO MÉTODO FILOSÓFICO INTUITIVO BERGSONIANO: relato de experiência

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorARAÚJO, MARIA ALICE CORRÊA DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-11T12:08:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-11T12:08:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherUFPE-MariaAlice-Turma2017-2019pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644706-
Resumo: dc.description.abstractRelata uma experiência de intervenção filosófica no ensino médio, realizada em uma escola da rede pública do estado de Pernambuco, Recife-PE, em 2018, cujo propósito foi iniciar os estudantes ao método filosófico intuitivo bergsoniano. O objeto da pesquisa é a iniciação de estudantes do ensino médio ao método filosófico intuitivo bergsoniano. Tentaremos responder ao seguinte problema: como iniciar estudantes do ensino médio ao método filosófico intuitivo bergsoniano? Temos como objetivo geral iniciar estudantes do ensino médio ao método filosófico intuitivo bergsoniano. São objetivos específicos: I. compreender o método filosófico intuitivo a partir da obra “O pensamento e o movente”, de Henri Bergson; II. criar uma metodologia para iniciação dos estudantes de ensino médio ao método filosófico intuitivo bergsoniano; III. fundamentar uma experiência filosófica de iniciação de estudantes do ensino médio ao método filosófico intuitivo bergsoniano. Como hipótese, defendíamos a possibilidade de iniciarmos os estudantes ao método filosófico intuitivo bergsoniano a partir do estudo do método e criação de metodologia para este fim, e assim aconteceu. Concluímos: I. O método filosófico intuitivo bergsoniano é fundamentado em nove princípios e defende a possibilidade de atingirmos precisamente a realidade, desde que invertamos a direção habitual do trabalho do pensamento, para irmos da experiência metafísica à criação de conceitos, em vez de aplicarmos conceitos rígidos à vida; II. Criamos seis formas para mediar a iniciação dos estudantes de ensino médio ao método filosófico intuitivo bergsoniano, relacionando-as às suas devidas contribuições ao aprendizado filosófico; IV: A experiência filosófica demonstrou que alguns estudantes foram iniciados no método filosófico intuitivo bergsoniano considerando que se aproximaram daquilo que há de espiritual na vida, invertendo a direção habitual do trabalho do pensamento.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectIntuição filosóficapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMétodo filosóficopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectExperiência filosóficapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino – metafísicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMeios heurísticospt_BR
Título: dc.titleINICIAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO AO MÉTODO FILOSÓFICO INTUITIVO BERGSONIANO: relato de experiênciapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
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