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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, MARCELO ALVES | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-11T12:03:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-11T12:03:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFPE-MarceloAlves-Turma2017-2019 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644704 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presença da disciplina de filosofia no ensino médio pode viabilizar aos estudantes um processo de abertura mental em que ele admita possibilidades variadas de explicação para um mesmo problema. Só isto já demonstraria o quanto essa presença da filosofia é significativa na formação dos jovens. Ancorando-se nas ideias do filósofo Paul Ricoeur, pode-se afirmar que o conflito das interpretações, no chão da hermenêutica, provoca o alargamento da compreensão. Com seu estilo dialético, o pensador integra todas as etapas da hermenêutica e depois propõe para ela “um sentido a mais”, a ser alcançado no diálogo do texto com o intérprete, isto é, na dinâmica da leitura. Cada interpretação, pela sua estrutura e pelo seu conteúdo, revela um novo modo de ser. Na explicação do texto, ou melhor, na dialética entre explicar e compreender, quando a intepretação pode atingir cientificidade com a participação subjetiva do leitor, novos sentidos aparecem. Como pontos de vista, interpretações diferentes trazem visões diferentes. Pelo conflito das interpretações, a visão se amplia, a compreensão se alarga. Eis uma significativa tarefa para a filosofia no ensino médio. O professor, agora também filósofo, exegeta e árbitro, assume a tarefa de propor a leitura de textos filosóficos que tenham uma linguagem mais acessível a iniciantes, trazendo deles sua explicação e arbitrando o conflito de interpretações variadas. Seguindo orientações metodológicas de Amedeo Giorgi, a proposta de atividade pedagógica, enquanto pesquisa qualitativa, teve esse intuito. A partir de uma abordagem fenomenológica, o texto é entendido como o dado que gera o fenômeno na dinâmica da leitura. Assim, a explicação de vários textos sobre o tema da liberdade, com ênfase nas perspectivas da suspeita, tornou possível aos estudantes manifestarem os sentidos de que se apropriaram e o confronto das interpretações lhes possibilitou ainda mais o alargamento da compreensão. Esses aprendizados depreendidos da leitura de algumas obras de Ricoeur mais voltadas ao problema da interpretação, colocados em diálogo com autores da atualidade que tratam do ensino de filosofia como problema filosófico, fornecem elementos significativos a uma filosofia da educação e podem levar o professor a uma revisão de sua prática pedagógica, inclusive nos seus aspectos mais didáticos. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Paul Ricoeur | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Hermenêutica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Conflito das Interpretações | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de filosofia | pt_BR |
Título: dc.title | O ALARGAMENTO DA COMPREENSÃO A PARTIR DO CONFLITO DAS INTERPRETAÇÕES Uma tarefa da Filosofia no Ensino Médio à luz de Paul Ricoeur | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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UFPE-MarceloAlves-Turma2017-2019.pdf | 1,56 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644704/2/UFPE-MarceloAlves-Turma2017-2019.pdfDownload |
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