EXPERIÊNCIA CONVIVIAL NO ENSINO DE FILOSOFIA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS, LEANDRO CORREIA DOS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-11T12:00:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-11T12:00:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherUFPE-Leandro-Turma2017-2019pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644703-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho se concentrou no problema da relação entre a busca de um ensino de filosofia para a autonomia e o recurso à instrumentalidade da escola enquanto tecnologia hegemônica do educativo. Situamos o ensino de filosofia no contexto da escola enquanto tecnologia e desenvolvemos uma experiência alternativa deste tipo de ensino com base em uma compreensão de atitude filosófica que busca alterar, significativamente, a relação do aluno com o saber, de forma a desafiar a lógica escolar. Nesse sentido, o objetivo central deste trabalho envolveu desenvolver e analisar uma experiência convivial de ensino de filosofia enquanto construção subjetiva e processo de autoformação. A experiência foi desenvolvida no município de Tacaimbó, Pernambuco, entre os meses de fevereiro e junho de 2018. A experiência consistiu de oito encontros conviviais em diferentes espaços da cidade, quando foram tematizados diversos problemas filosóficos, conforme escolha por parte dos estudantes. Para a sua análise, foram elencados quatro eixos norteadores, quais sejam: autonomia, atitude filosófica, construção subjetiva e interesse. O referencial teórico do trabalho consistiu em autores da filosofia da tecnologia, do ensino de filosofia e da educação, tais como: Illich, Cerletti e Kohan. Houve o suporte no diário etnográfico e no memorial enquanto instrumentos de coleta de dados, os quais foram analisados com base em uma perspectiva hermenêutica. Houve a confirmação da hipótese de que a educação convivial promove o interesse e a autonomia do educando, uma vez que altera a sua relação com o saber. As análises evidenciaram que os estudantes desenvolveram na experiência uma atitude investigativa diante do saber e ampliaram significativamente o raio de ação pessoal. Nas experiências, os estudantes demonstraram interesse e participaram ativamente das atividades numa relação horizontal com o professor e demais participantes da experiência.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEscola enquanto tecnologia.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Filosóficapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Filosofiapt_BR
Título: dc.titleEXPERIÊNCIA CONVIVIAL NO ENSINO DE FILOSOFIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
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