Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | TORRES, JOSÉ AIRTON ALBUQUERQUE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-11T11:42:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-11T11:42:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFPE-JoseAirton-Turma2017-2019 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644702 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação se propôs ao estudo da juventude, especificamente aquela localizada nos anos finais do ensino médio das escolas públicas, tomando como referência desse universo de pesquisa, uma escola modelo do estado de Alagoas. Nosso objetivo foi relacionar o nível de aprendizado dos jovens, a medida do comprometimento do seu tempo livre, com o uso indiscriminado das mídias tecnologias de comunicação de massa e de entretenimento. Para tanto, se fez necessário à estruturação dos conceitos basilares da indústria cultural, da ideologia, da alienação e da categoria trabalho, relacionando-os com os princípios norteadores de uma educação para a emancipação e esclarecimento, se valendo para tal, dos ensinamentos de Theodor Adorno e Max Horkheimer. Também foram importantes na formulação deste trabalho, os aspectos comparativos entre a qualidade do ensino das escolas públicas, com aquele ofertado pela rede particular de ensino, principalmente no tocante a ascensão aos cursos universitários e na qualificação profissional para o mercado de trabalho. Para tanto, materializamos nosso estudo em uma pesquisa de campo, em formato de questionário, com perguntas objetivas e subjetivas, analisadas, a partir da metodologia da Análise de Conteúdo, fornecida pelas obras de Laurence Bardin e Maria Laura Franco, onde os critérios quantitativos e qualitativos, correspondentes às respostas fornecidas foram suficientes para as conclusões desse estudo. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Juventude | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Indústria Cultural | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Emancipação | pt_BR |
Título: dc.title | PRESSUPOSTOS DA INDÚSTRIA CULTURAL E MASSIFICAÇÃO DA JUVENTUDE, NUMA PERSPECTIVA DE ADORNO E HORKHEIMER | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROF-Filo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
UFPE-JoseAirton-Turma2017-2019.pdf | 1,8 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644702/2/UFPE-JoseAirton-Turma2017-2019.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons