O IMPENSADO: uma experiência filosófica sobre a escrita da vida

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, GILDIMAR GUILHERME DA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-11T11:28:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-11T11:28:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherUFPE-GildimarGuilherme-Turma2018-2020pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644700-
Resumo: dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é pensar a possibilidade da experiência como mediação do filosofar e da filosofia no ensino médio, bem como pensar a experiência como uma escrita filosófica da vida e do mundo da vida. No entanto, o saber da experiência e a inconclusão humana será o caminho norteador para pensarmos o sujeito da experiência, e a experiência que toca e que nos toca, que acontece e que nos acontece. Sendo assim, é importante compreendermos o que é experiência e quando ela nos toca e nos acontece, para que possamos compreender a escrita e a experiência de estar-no-mundo como sujeitos responsáveis pela invenção da vida e do mundo da vida, diante das experiências plurais, considerando que o sujeito vive ao seu modo a experiência de mundo, inventando a si e aos outros através das experiências coletivas, dentre elas a experiência do filosofar e escrever a vida na escola e nos demais espaços sociais. Para tanto, será a partir da leitura Larrosiana sobre a experiência – como algo que nos toca, que nos acontece – que abordaremos a experiência filosófica sobre a escrita da vida e como o filosofar na escola possibilita ao aluno pensar e escrever a vida e o mundo da vida. Todavia, a partir da experiência como algo que nos toca, que nos acontece, nos permitimos pensar o ofício do ser professor e a sala de aula como lugar de trabalho, como um dentre tantos espaços possíveis para escrevemos ou para começarmos a escrita da vida. Como proposta de intervenção do Mestrado Profissional em Filosofia – Núcleo UFPE – realizamos as oficinas sobre a “experiência do dizer, reflexão e escrita”, pensado a partir da compreensão Larrosiana sobre as dificuldades para que a experiência aconteça e as precauções que devemos ter para fazermos soar a experiência. Destacando a importância da filosofia e do filosofar através das experiências impensadas diante de uma vida por acontecer, e as contribuições para o ensino da filosofia no chão da escola na rede pública do estado de Alagoas.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFilosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectExperiênciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectImpensadopt_BR
Título: dc.titleO IMPENSADO: uma experiência filosófica sobre a escrita da vidapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons