Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | GUERRA, EDVAN TITO CARNEIRO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-11T10:51:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-11T10:51:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFPE-EdvanTito-Turma2017-2019 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644697 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa desloca-se da perspectiva tradicional do ensino de Filosofia em direção a atividades mais criativas e participativas na sala de aula. Sugerimos nesse estudo, a reflexão do conceito de ação arendtiano como consciência motivadora para as aulas de Filosofia, investindo em práticas teatrais que aproximem os estudantes do conteúdo filosófico-disciplinar. Nossas intervenções práticas – experimentos de campo - aconteceram no segundo bimestre de 2018, na Escola de Referência em Ensino Médio Professor Antônio Farias, Gravatá, PE, Brasil. A presente dissertação tentará responder ao seguinte problema: É possível refletir convergências entre o conceito de ação e teatralidades em favor do ensino de Filosofia no ensino médio? Nosso intuito para esse trabalho foi se intensificando através dos objetivos que nos guiaram durante toda pesquisa. Essa dissertação tem como objetivo geral: Contribuir para o processo de ensino- aprendizagem nas aulas de Filosofia na educação básica, através de práticas que relacionem o ensino de Filosofia, atividades artístico-teatrais e o conceito de ação arendtiano. São nossos objetivos específicos: I. Provocar posturas crítico-reflexivas a partir de um contexto histórico; II. Promover o filosofar em sala de aula através de conceitos; III. Melhorar a compreensão dos alunos sobre os conteúdos filosóficos; IV. Estimular práticas mais dinâmicas para o ensino de Filosofia; V. Socializar por meio de atividades artístico-teatrais. Neste sentido, defenderemos articulações entre Educação, Teatro e Filosofia em prol de resultados satisfatórios na educação básica. Instrumentalizaremos nossa prática nos apoiando em orientações teórico- pedagógicas relativas às especificidades do ensino de Filosofia, mencionadas nas referências dessa dissertação; considerando o conceito de ação, tal como as participações idiossincráticas dos alunos durante nossas atividades em sala de aula. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Hannah Arendt | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Conceito de ação | pt_BR |
Título: dc.title | O ENSINO DE FILOSOFIA E O TEATRO: convergências a partir do conceito de ação em Hannah Arendt | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROF-Filo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
UFPE-EdvanTito-Turma2017-2019.pdf | 2,28 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644697/2/UFPE-EdvanTito-Turma2017-2019.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons