Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ALMEIDA, ADRIANA TAVARES DE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-11T10:45:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-11T10:45:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFPE-AdrianaTavares-Turma2017-2017 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644696 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho é uma experiência de pensamento e de escrita composta por vários começos. O objetivo maior desse estudo é pensar a relação entre infância e filosofia a partir das contribuições do Projeto “Em Caxias a filosofia en-caixa? ”considerando seus muitos movimentos e possibilidades. A infância aqui mencionada não é cronológica, mas acima de tudo a infância do pensar que se desdobra sempre que um novo pensamento surge. Assim como em Sócrates todo inicio de um novo pensamento nasce como efervescência jovial. Não pretendemos com essa pesquisa reproduzir o projeto de Caxias aqui em Recife, mas a partir dos rastros e ecos deixados por esse, intencionamos explorar as potências que derivam dele para assim invencionar nossas próprias experiências de pensamento. Para tal, o problema central que nos guia é pensar em que medida e em como podemos aproximar o que no Projeto Caxias se definiu como experiência de pensamento, das demandas pedagógicas e do pensar para com as crianças de uma escola pública na periferia da região metropolitana do Recife? Para tal, além de autores como Kohan, Larrosa, López, Deleuze e Guattari, trabalharemos autores que se relacionam estreitamente com a questão da ética da alteridade tais como o filósofo lituano/francês Emmanuel Levinas.De um modo geral, conseguimos invencionar nossas experiências de pensamento a partir do que ressoa do projeto “Em Caxias a Filosofia en-caixa?. As atividades filosóficas na sala de aula do 5o ano indicaram a potência de uma reflexão mais filosófica, traduzida, sobretudo, no que emergiu por meio de uma experiência de pensar múltiplo e menos dogmático das crianças. Assim, foi possível encontrar com a infância e com a filosofia que parece pulsar na escola, mesmo que o contexto institucionalizado não lhes seja tão favorável. Não por acaso, foram às crianças que nos deram sinais da presença intensa da filosofia na escola dando-lhes sentido e vida. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Infância | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Experiência de Pensamento | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Alteridade | pt_BR |
Título: dc.title | FILOSOFIA E INFÂNCIA NA ESCOLA: TECENDO ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DO PROJETO EM CAXIAS A FILOSOFIA EN-CAIXA? | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
UFPE-AdrianaTavares-Turma2017-2017.pdf | 1.1 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644696/2/UFPE-AdrianaTavares-Turma2017-2017.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons