FILOSOFIA E INFÂNCIA NA ESCOLA: TECENDO ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DO PROJETO EM CAXIAS A FILOSOFIA EN-CAIXA?

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorALMEIDA, ADRIANA TAVARES DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-11T10:45:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-11T10:45:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherUFPE-AdrianaTavares-Turma2017-2017pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644696-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho é uma experiência de pensamento e de escrita composta por vários começos. O objetivo maior desse estudo é pensar a relação entre infância e filosofia a partir das contribuições do Projeto “Em Caxias a filosofia en-caixa? ”considerando seus muitos movimentos e possibilidades. A infância aqui mencionada não é cronológica, mas acima de tudo a infância do pensar que se desdobra sempre que um novo pensamento surge. Assim como em Sócrates todo inicio de um novo pensamento nasce como efervescência jovial. Não pretendemos com essa pesquisa reproduzir o projeto de Caxias aqui em Recife, mas a partir dos rastros e ecos deixados por esse, intencionamos explorar as potências que derivam dele para assim invencionar nossas próprias experiências de pensamento. Para tal, o problema central que nos guia é pensar em que medida e em como podemos aproximar o que no Projeto Caxias se definiu como experiência de pensamento, das demandas pedagógicas e do pensar para com as crianças de uma escola pública na periferia da região metropolitana do Recife? Para tal, além de autores como Kohan, Larrosa, López, Deleuze e Guattari, trabalharemos autores que se relacionam estreitamente com a questão da ética da alteridade tais como o filósofo lituano/francês Emmanuel Levinas.De um modo geral, conseguimos invencionar nossas experiências de pensamento a partir do que ressoa do projeto “Em Caxias a Filosofia en-caixa?. As atividades filosóficas na sala de aula do 5o ano indicaram a potência de uma reflexão mais filosófica, traduzida, sobretudo, no que emergiu por meio de uma experiência de pensar múltiplo e menos dogmático das crianças. Assim, foi possível encontrar com a infância e com a filosofia que parece pulsar na escola, mesmo que o contexto institucionalizado não lhes seja tão favorável. Não por acaso, foram às crianças que nos deram sinais da presença intensa da filosofia na escola dando-lhes sentido e vida.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectInfânciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFilosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectExperiência de Pensamentopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAlteridadept_BR
Título: dc.titleFILOSOFIA E INFÂNCIA NA ESCOLA: TECENDO ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DO PROJETO EM CAXIAS A FILOSOFIA EN-CAIXA?pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
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