USO DO TEXTO FILOSÓFICO EM SALA DE AULA NO ENSINO MÉDIO: UMA EDUCAÇÃO DO APRENDER A APRENDER

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMELO, ADAILTON PEREIRA DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-11T10:43:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-11T10:43:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherUFPE-Adailton-Turma2017-2019pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644695-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho é uma experiência filosófica que busca responder às sobre o lugar do texto filosófico na aprendizagem em sala de aula. Tem como objetivo geral analisar o exercício da educação filosófica em sala de aula no Ensino Médio, a partir do uso do texto filosófico (fragmento), escolhidos conforme a proposta curricular em experiências diversificadas. E tem como objetivos específicos: compreender como o texto filosófico foi abordado, historicamente, na tradição do ensino de filosofia – como formação do filósofo nas academias ou escolas filosóficas; discutir o significado do que é o texto e do que caracteriza o ser um texto filosófico, quais suas topologias e como é possível, a partir de sua leitura, exercitar o processo de compreensão e letramento filosófico, refletindo sobre a finalidade e alcance da leitura de um texto filosófico (fragmento) na Educação Básica, sob o olhar da legislação pedagógica e da pratica curricular; realizar um intervenção didática em sala de aula, no Ensino Médio, a partir da escolha/seleção de textos (fragmentos), de acordo com a proposta das temáticas curriculares da SEE (Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco)-PE, seguido da aplicação, testagem e avaliação. O trabalho se justifica por acentuar a relevância do ensino de Filosofia com o uso do Texto Filosófico (fragmento), possibilitando a experiência da leitura e da reflexão que, na perspectiva de Deleuze (2006), é uma experiência de aprendizagem da filosofia que se processa através de atos subjetivos operados diante do contato do leitor com os mesmos. Nesse sentido, a leitura filosófica é a busca exploratória dos significados e significantes, das relações semânticas, do desvelamento das metáforas e das analogias, de saber que o texto filosófico está falando ou que e a quem está respondendo.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFilosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLeiturapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTextopt_BR
Título: dc.titleUSO DO TEXTO FILOSÓFICO EM SALA DE AULA NO ENSINO MÉDIO: UMA EDUCAÇÃO DO APRENDER A APRENDERpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
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