FILOSOFIA E TEATRO: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPAIM, JAIR PEREIRA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-11T10:34:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-11T10:34:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherUFMT-JairPaim-Turma2017-2019pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644693-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação tem como tema a aproximação entre o teatro e o ensino de Filosofia, relacionando-os a partir do contexto do surgimento do teatro e da Filosofia na Grécia antiga e seus entrelaçamentos em determinados momentos da história da Filosofia, para apresentar propostas válidas de prática do ensino da Filosofia no ensino médio. A necessidade dessa pesquisa surgiu de uma estratégia de ensino em sala de aula, a partir do reconhecimento das dificuldades que encontramos na leitura dos textos pelos alunos. Sentiu-se a necessidade de uma prática específica de leitura, bem como também superar a aula do professor ‘explicador’ de modo a envolver o aluno tanto com a leitura, como com o espaço convival da sala de aula, levando-o a uma relação pessoal e profícua com os textos de estudo. Assim propomos como objetivo estabelecer uma possível relação entre o texto filosófico e o texto teatral para ensinar Filosofia no ensino médio, ou seja, desenvolver e sistematizar uma proposta de prática de ensino de Filosofia no ensino médio com aproximação entre a linguagem discurso do teatro e os conceitos filosóficos. Nossa pesquisa é qualitativa e o método utilizado foi o estudo de caso. Como suporte teórico tivemos Aristóteles com sua obra Poética (2017), também José Ortega y Gasset com A Ideia do Teatro (2014), também Denis Guénoun (2014), Antonin Artaud (2006), Guilherme Veiga (1999); e para o ensino de Filosofia Kant (2003), Maugüé (2017), Walter Kohan (2008), Jacques Rancière (2002), e Celso Favaretto (1995). Esta aproximação entre Filosofia e teatro foi realizada com 25 alunos do 3o ano do ensino médio de uma escola pública situada na cidade de Cuiabá, Estado de Mato Grosso. Esperamos assim uma integração entre teatro e Filosofia, demonstrar como estas áreas de conhecimento se combinam, e de como esta interação contribui para desenvolver um ambiente lúdico, prazeroso, e que possa diferenciar e tornar a aula mais atrativa e também por ser uma atividade que promove o pensamento teórico na relação entre espectadores e atores.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectteatropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectfilosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino de filosofiapt_BR
Título: dc.titleFILOSOFIA E TEATRO: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
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