Artigo de opinião: existir pela escrita

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Edinalva Soares de Carvalho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-10T21:23:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-10T21:23:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-10-
identificador: dc.identifier.otherArtigo de opinião: existir pela escritapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644689-
Resumo: dc.description.abstractO Produto Educacional “Artigo de opinião: existir pela escrita” (www.artigodeopiniaoedinalva.com.br), desenvolvido com base na dissertação A produção escolar do gênero artigo de opinião: um espaço de atuação dialógica, é um site que compartilha as vivências de uma prática pedagógica no ensino-aprendizagem de produção de texto, reflexões dialógicas sobre o gênero artigo de opinião, bem como sugestões para o desenvolvimento da habilidade de produzir textos proficientes, considerando um caminho reflexivo de escrita e reescrita. A pesquisa que deu origem ao site, apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PGEEB) do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (CEPAE/UFG), tem como objeto de estudo a produção escrita dos alunos-autores de 2ª e 3ª séries do Ensino Médio de escolas públicas brasileiras, participantes da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, realizada em 2019. De perspectiva bakhtiniana, a investigação proposta tem como objetivo geral compreender como os estudantes apresentam, desenvolvem e articulam argumentos na construção de seus textos e a quais estratégias discursivo-argumentativas recorrem durante o processo de produção do gênero discursivo artigo de opinião, um instrumento fundamental à argumentação, refutação e defesa de um ponto de vista, além de constituir um ato discursivo responsivo às múltiplas enunciações nos contextos social, político e cultural. A criação do site também se deve às mudanças no contexto educacional decorrentes da pandemia de covid-19, quando as aulas passaram a ser ministradas on-line, e os professores precisaram se reinventar para utilizar as diversas tecnologias existentes. Diante disso, espera-se que as tecnologias da informação e da comunicação sejam instrumentos para facilitar a prática pedagógica, produzir conhecimento e incorporar às reflexões e às práticas a relevância de noções da multimodalidade que podem ampliar a compreensão de outros contextos comunicativos, com foco em modos e mídias específicos, em determinadas conjunturas sociais e culturais, tendo como documento norteador as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1889 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectArtigo de opiniãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscritapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectReescritapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectArgumentaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSitept_BR
Título: dc.titleArtigo de opinião: existir pela escritapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básicapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons