Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Edinalva Soares de Carvalho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-10T21:23:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-10T21:23:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | Artigo de opinião: existir pela escrita | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644689 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O Produto Educacional “Artigo de opinião: existir pela escrita” (www.artigodeopiniaoedinalva.com.br), desenvolvido com base na dissertação A produção escolar do gênero artigo de opinião: um espaço de atuação dialógica, é um site que compartilha as vivências de uma prática pedagógica no ensino-aprendizagem de produção de texto, reflexões dialógicas sobre o gênero artigo de opinião, bem como sugestões para o desenvolvimento da habilidade de produzir textos proficientes, considerando um caminho reflexivo de escrita e reescrita. A pesquisa que deu origem ao site, apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PGEEB) do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (CEPAE/UFG), tem como objeto de estudo a produção escrita dos alunos-autores de 2ª e 3ª séries do Ensino Médio de escolas públicas brasileiras, participantes da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, realizada em 2019. De perspectiva bakhtiniana, a investigação proposta tem como objetivo geral compreender como os estudantes apresentam, desenvolvem e articulam argumentos na construção de seus textos e a quais estratégias discursivo-argumentativas recorrem durante o processo de produção do gênero discursivo artigo de opinião, um instrumento fundamental à argumentação, refutação e defesa de um ponto de vista, além de constituir um ato discursivo responsivo às múltiplas enunciações nos contextos social, político e cultural. A criação do site também se deve às mudanças no contexto educacional decorrentes da pandemia de covid-19, quando as aulas passaram a ser ministradas on-line, e os professores precisaram se reinventar para utilizar as diversas tecnologias existentes. Diante disso, espera-se que as tecnologias da informação e da comunicação sejam instrumentos para facilitar a prática pedagógica, produzir conhecimento e incorporar às reflexões e às práticas a relevância de noções da multimodalidade que podem ampliar a compreensão de outros contextos comunicativos, com foco em modos e mídias específicos, em determinadas conjunturas sociais e culturais, tendo como documento norteador as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1889 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Artigo de opinião | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Escrita | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Reescrita | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Argumentação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Site | pt_BR |
Título: dc.title | Artigo de opinião: existir pela escrita | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional final_Edinalva.pdf | 1,89 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644689/2/Produto Educacional final_Edinalva.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons