O USO DE ESPAÇOS PÚBLICOS NO ENSINO DE FILOSOFIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Mato Grosso do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBATISTA, PAULO ROBERTO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-10T19:19:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-10T19:19:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherUFMS-PauloRobertoBatista-Turma2018-2020pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644683-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação é o resultado da pesquisa de mestrado que teve por objeto a utilização dos espaços públicos como recurso didático para o ensino de Filosofia no Ensino Médio, visando despertar no aluno o interesse pela disciplina, daí o tema “O uso de espaços públicos no ensino de Filosofia: uma experiência a partir de Montesquieu”. A hipótese levantada foi a de que o uso dos espaços públicos no ensino de Filosofia pode contribuir na superação do desinteresse do estudante pelo ensino de Filosofia em sala de aula. O lugar da pesquisa foi uma escola da rede pública de ensino do Estado do Paraná, com recorte geográfico ao munícipio de Foz do Iguaçu, local em que o autor deste trabalho exerce docência em Filosofia; e recorte temático para a separação dos poderes em Montesquieu. A metodologia constou de pesquisa bibliográfica, implementação da proposta, aplicação de questionário, avaliação dos resultados e produção de um produto final na forma de uma sequência didática. Os resultados encontrados apontaram que o uso de espaços públicos no ensino de Filosofia desperta no estudante um interesse maior para o conteúdo a ser trabalhado no ambiente escolar, logo, acredita-se que a pesquisa pode nortear a prática docente dos professores de Filosofia a partir do uso de espaços públicos, objetivando a promoção de uma prática docente que chame a atenção do aluno para a Filosofia e crie nele uma empatia pelos temas, conteúdos e filósofos a serem estudados na escola.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Filosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDesinteressept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEspaços Públicospt_BR
Título: dc.titleO USO DE ESPAÇOS PÚBLICOS NO ENSINO DE FILOSOFIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons