Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Mato Grosso do Sul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | BATISTA, PAULO ROBERTO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-10T19:19:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-10T19:19:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFMS-PauloRobertoBatista-Turma2018-2020 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644683 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação é o resultado da pesquisa de mestrado que teve por objeto a utilização dos espaços públicos como recurso didático para o ensino de Filosofia no Ensino Médio, visando despertar no aluno o interesse pela disciplina, daí o tema “O uso de espaços públicos no ensino de Filosofia: uma experiência a partir de Montesquieu”. A hipótese levantada foi a de que o uso dos espaços públicos no ensino de Filosofia pode contribuir na superação do desinteresse do estudante pelo ensino de Filosofia em sala de aula. O lugar da pesquisa foi uma escola da rede pública de ensino do Estado do Paraná, com recorte geográfico ao munícipio de Foz do Iguaçu, local em que o autor deste trabalho exerce docência em Filosofia; e recorte temático para a separação dos poderes em Montesquieu. A metodologia constou de pesquisa bibliográfica, implementação da proposta, aplicação de questionário, avaliação dos resultados e produção de um produto final na forma de uma sequência didática. Os resultados encontrados apontaram que o uso de espaços públicos no ensino de Filosofia desperta no estudante um interesse maior para o conteúdo a ser trabalhado no ambiente escolar, logo, acredita-se que a pesquisa pode nortear a prática docente dos professores de Filosofia a partir do uso de espaços públicos, objetivando a promoção de uma prática docente que chame a atenção do aluno para a Filosofia e crie nele uma empatia pelos temas, conteúdos e filósofos a serem estudados na escola. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Desinteresse | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Espaços Públicos | pt_BR |
Título: dc.title | O USO DE ESPAÇOS PÚBLICOS NO ENSINO DE FILOSOFIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
UFMS-PauloRobertoBatista-Turma2018-2020.pdf | 4,95 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644683/2/UFMS-PauloRobertoBatista-Turma2018-2020.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons