COMO ENSINAR MARX NO ENSINO MÉDIO: AULAS INTRODUTÓRIAS AO MÉTODO DE MARX

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Mato Grosso do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBLANCO, OTONIEL LUIZ ALEM-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-10T19:14:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-10T19:14:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherUFMS-OtonielBlanco-Turma2017-2019pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644682-
Resumo: dc.description.abstractO objetivo central dessa dissertação foi evidenciar que nos manuais didáticos utilizados pelos alunos da educação básica púbica da rede estadual de Mato Grosso do Sul na disciplina de Filosofia, temos uma insuficiência nos conteúdos de forma geral naquilo que chamamos de História da Filosofia. Marx aparece ainda mais insuficiente, mais limitado do ponto de vista da sua teoria, seu pensamento a falta de contextualização e do conceito de totalidade. Por fim ficou bastante evidente que os manuais didáticos são insuficientes, mau utilizados e que acabam por colaborar com a reprodução do capital como mais uma mercadoria longe do seu fim desejado pelos pais e professores de colaborar de forma objetiva na formação dos nossos filhos e alunos. Do ponto de vista da discussão teórica não se pode culpar Engels de forma direta pelo desvio da forma de exposição e entendimento da teoria para o enfretamento político até pelo contexto das lutas sociais e do árduo trabalho após a morte de Marx, que Engels desenvolve no cenário europeu. Cabe lembrar o papel desenvolvido pelo partido social democrata alemão e mais tarde do stalinismo na difusão das ideias e obras de Karl Marx que na maioria dos casos tivemos acesso nas últimas décadas. Mediante a tal cenário foi proposto uma ementa de aulas que proporcionassem aos alunos em entendimento e compreensão da tradição na qual Karl Marx se insere que remonta aos pensadores gregos.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectManual didáticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFilosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMarxpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Públicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEmenta de Aulapt_BR
Título: dc.titleCOMO ENSINAR MARX NO ENSINO MÉDIO: AULAS INTRODUTÓRIAS AO MÉTODO DE MARXpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons