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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Mato Grosso do Sul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | BLANCO, OTONIEL LUIZ ALEM | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-10T19:14:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-10T19:14:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFMS-OtonielBlanco-Turma2017-2019 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644682 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O objetivo central dessa dissertação foi evidenciar que nos manuais didáticos utilizados pelos alunos da educação básica púbica da rede estadual de Mato Grosso do Sul na disciplina de Filosofia, temos uma insuficiência nos conteúdos de forma geral naquilo que chamamos de História da Filosofia. Marx aparece ainda mais insuficiente, mais limitado do ponto de vista da sua teoria, seu pensamento a falta de contextualização e do conceito de totalidade. Por fim ficou bastante evidente que os manuais didáticos são insuficientes, mau utilizados e que acabam por colaborar com a reprodução do capital como mais uma mercadoria longe do seu fim desejado pelos pais e professores de colaborar de forma objetiva na formação dos nossos filhos e alunos. Do ponto de vista da discussão teórica não se pode culpar Engels de forma direta pelo desvio da forma de exposição e entendimento da teoria para o enfretamento político até pelo contexto das lutas sociais e do árduo trabalho após a morte de Marx, que Engels desenvolve no cenário europeu. Cabe lembrar o papel desenvolvido pelo partido social democrata alemão e mais tarde do stalinismo na difusão das ideias e obras de Karl Marx que na maioria dos casos tivemos acesso nas últimas décadas. Mediante a tal cenário foi proposto uma ementa de aulas que proporcionassem aos alunos em entendimento e compreensão da tradição na qual Karl Marx se insere que remonta aos pensadores gregos. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Manual didático | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Marx | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Pública | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ementa de Aula | pt_BR |
Título: dc.title | COMO ENSINAR MARX NO ENSINO MÉDIO: AULAS INTRODUTÓRIAS AO MÉTODO DE MARX | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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UFMS-OtonielBlanco-Turma2017-2019.pdf | 1,25 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644682/2/UFMS-OtonielBlanco-Turma2017-2019.pdfDownload |
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