Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Mato Grosso do Sul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | PEREIRA, ODAIR MARQUES | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-10T19:11:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-10T19:11:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFMS-OdairPereira-Turma2017-2019 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644681 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação tem como objetivo desenvolver uma sequência didática por meio de um estudo de caso que possa despertar nos alunos do Ensino Médio uma consciência ética a partir do Imperativo Categórico kantiano. A dissertação está dividida em quatro capítulos. No tópico I, investiga a lei moral kantiana como fundamento da razão prática, tendo como base as obras Fundamentação da Metafísica dos Costumes e a Crítica da razão prática. No tópico II, aborda o ensino de filosofia no Ensino dentro de uma perspectiva kantiana a partir de seu texto Resposta à pergunta: o que é o esclarecimento? No tópico 3, é abordado o estudo de caso como estratégia metodológica da pesquisa. O estudo de caso foi escolhido como estratégia adequada desse processo prático em sala de aula porque os princípios que nortearam a pesquisa foram questões do tipo “como” e “por que”, quer dizer, quando o pesquisador, o aplicador ou o observador tem pouco controle sobre o processo da aplicação da pesquisa. No tópico 4 é apresentado a análise e interpretação dos dados e o produto dessa dissertação, uma sequência didática da aplicabilidade do Imperativo Categórico kantiano em sala de aula. Por fim, é elaborada a conclusão a partir do problema investigado nesse projeto. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ética | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | moral | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | imperativo categóric | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | estudo de caso | pt_BR |
Título: dc.title | O IMPERATIVO CATEGÓRICO KANTIANO E SUA APLICABILIDADE EM SALA DE AULA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
UFMS-OdairPereira-Turma2017-2019.pdf | 1,43 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644681/2/UFMS-OdairPereira-Turma2017-2019.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons